Manaus, 02/05/2024

Amazonas

100 ANOS DE CLÁUDIO SANTORO – VIDA E OBRA, GANHA EXPOSIÇÃO NA UEA

Foto: Divulgação/ UEA
Foto: Divulgação/ UEA
25/09/2019 15h30

O compositor e maestro brasileiro Claudio Franco de Sá Santoro está sendo homenageado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com parcerias estabelecidas na Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA), Secretaria do Estado da Cultura (SEC) e o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU). A programação iniciou nesta terça-feira (24), a partir das 15h, com a exposição “100 anos de Cláudio Santoro – Vida e Obra” na Reitoria da UEA, localizada na Av. Djalma Batista, 3578, Flores.

Coordenado pelo professor da UEA, Adroaldo Cauduro, o projeto entra para agenda de homenagens ao maestro que é lembrando por diversas contribuições na música erudita nacional. As atividades incluem além de exposição e palestras, concertos com obras musicais nas unidades da UEA na capital e no interior. “O projeto surgiu da minha profunda admiração pela obra musical do maestro e ao fato de que, embora ele seja um dos baluartes da música erudita brasileira, sua brilhante carreira artística é pouco conhecida do público em geral”, destaca.

PROGRAMAÇÃO

Dentro do cronograma de atividades será realizada no Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU), localizado na Av. Joaquim Nabuco, 1286 – Centro, a exposição de quadros e fotografias da artista plástica Sônia Santoro que envolverá diversos aspectos da vida e obra de Cláudio Santoro, levando em consideração os estilos musicais utilizados pelo maestro, juntamente com palestras sobre a vida do maestro e compositor ministradas pelo Prof. Dr. Cesar Maia Buscácio, que também serão apresentadas na Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT/UEA), localizada Av. Leonardo Malcher, 1728 – Praça 14, na semana de aniversário do homenageado, nos dias 26 à 29 de novembro.

Durante as atividades, os participantes serão contemplados com um concerto que será realizado pelos músicos e cantores da Orquestra Sinfônica e do Madrigal Amazonas da UEA. O repertório será predominantemente com as obras do maestro homenageado.

Na sua passagem pela capital, a exposição será realizada na Reitoria, localizada na Av. Djalma Batista, 3578 – Flores e nas cinco Escolas Superiores da UEA. Assim como no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), localizado na Av. Efigênio Sales, 1155 – Parque 10. No interior será realizado nos municípios que contemplam os Centros de Estudos Superiores da UEA como: Itacoatiara, Tefé, Tabatinga e Parintins. A programação completa, com datas e horários, está disponível no folder abaixo.

Sobre Cláudio Santoro

Nascido em 23 de novembro de 1919, Claudio Santoro se destacou na música muito cedo e teve os estudos financiados pelo governo do Amazonas para que pudesse se especializar no Rio de Janeiro. Aos 18 anos já atuava como professor adjunto no Conservatório de Música do Rio de Janeiro.

Recebeu vários prêmios internacionais, compôs diversas obras até hoje muito bem recebida pelo público como a Ópera Alma que foi um dos destaques do XXII Festival Amazonas de Ópera que homenageou o maestro e compositor pelas suas contribuições não somente para a cultura amazonense como também para toda cultura brasileira.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.