Manaus, 07/05/2024

Brasil

5 HÁBITOS NATURAIS PARA FORTALECER A IMUNIDADE E FUGIR DOS VÍRUS

5 HÁBITOS NATURAIS PARA FORTALECER A IMUNIDADE E FUGIR DOS VÍRUS
06/04/2020 14h16

É comum voltar a atenção para a imunidade na transição do verão para o outono, quando ficamos mais propensos a manifestar os primeiros resfriados, as rinites e outras “ites”. Mas a pandemia do coronavírus tem colocado o tema como urgência. E é.

Com a imunidade em dia, é como se tivéssemos uma barreira de proteção. Mas nunca foi tão difícil cultivá-la: estamos cada vez mais expostos a agrotóxicos, poluição e hábitos nocivos que minam nossa saúde mental, que está intimamente ligada à imunidade. Estresse é um prato cheio para vírus e bactérias.

Alimento como remédio, sim

Comida não faz milagre, não é vacina. Mas é prevenção e vitalidade. Como entusiasta de um estilo de vida natural, eu não poderia me apegar mais a uma linha de prevenção, se não a esta.

O que podemos fazer em âmbito nutricional contra o coronavírus é reforçar a imunidade’, é o que tem alertado, em suas redes sociais, o nutricionista e Phd em food Science pela Cornell University – NY,  Luciano Bruno.

Não é milagre, é rotina

Claro, não há ervinha, chazinho ou suquinho que altere a imunidade da noite para o dia. É no dia a dia, na rotina, que se fortalece a imunidade. Mas é aí que, entram, sim, ervas, chás e alimentação em geral.

Luciano Bruno sugere inserir especiarias nas preparações, como alho, cebola, cúrcuma, e pimenta-preta.  “Mas não adianta se alimentar tão bem e exagerar na bebida, já que , segundo os especialistas, o álcool é um potente imunosupressor”, diz. O açúcar também é outro vilão da imunidade, pois atrapalha a capacidade das células de defesa matar microorganismos.

Por olhar da ayurveda, aliás, que inspira boa parte das minhas escolhas no dia a dia, a digestão como um cerne de um organismo equilibrado e, por isso, o desjejum é praticamente o primeiro autocuidado do dia. No lugar de bebidas geladas e industrializadas, acompanhadas de pão e quitutes de farinha branca e açúcar, a sugestão é água morna com pitadas de cúrcuma (especiaria antioxidante!)  e limão, ou mesmo chás, como o de erva-doce, que ajuda na digestão sobretudo nas estações mais frias e secas.

Suplementação

Em alguns casos, segundo ele, a suplementação (com acompanhamento de especialistas) se torna necessária. “Zinco, ferro, magnésio, ômega 3, equinacea, glutamina, probióticos e  extrato de alho envelhecido ão alguns dos principais suplementos voltados para imunidade e prevenção”, diz.

Reduza o estresse, cuide da higiene mental 

Ansiedade, estresse e medo são sentimentos e sensações que estão diretamente ligados ao nosso bem-estar físico também. “Um fluxo constante de hormônios de estresse, como cortisol, tem efeito imunosupressor a longo prazo”, afirma o médico especialista em estilo de vida Luis Sella, de são Paulo.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X