Manaus, 04/05/2024

Política

A pedido de Sidney Leite, Câmara discute energia elétrica e conclusão da BR-319

Foto: Renan Arouche
Foto: Renan Arouche
21/06/2021 16h41

Audiências serão realizadas nesta terça e quarta-feira, abordando questões que ainda atravancam o serviço de energia e a mobilidade para a população do interior

A Câmara dos Deputados realiza, a partir desta terça-feira, 22/06, audiências públicas a respeito de temas de interesse da população do Amazonas, como a recuperação da BR-319 e acesso à energia elétrica municípios do interior do Estado. As discussões serão realizadas, devido a requerimentos do deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), que foram aprovados pelos parlamentares.

A primeira audiência será a partir das 10h (horário de Brasília) desta terça-feira, 22/06, na Comissão de Minas e Energia (CME), para tratar sobre o Programa Luz Para Todos. Devem participar do encontro representantes do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Eletrobrás.

Já na quarta-feira, 23/06, a partir das 14h (de Brasília), os parlamentares se reúnem para debater a conclusão da Rodovia BR-319. A audiência pública acontece na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra) e tem como convidados representantes do Ministério de Infraestrutura, Ministério do Meio Ambiente, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Amazonas (Sema), entre outros.

“Se para quem está na capital já é ruim quando passa algumas horas sem energia, imagina para nossos irmãos e irmãs do interior do Amazonas que não possuem sequer acesso a esse serviço. O isolamento não pode ser um impedimento ao desenvolvimento do nosso interior, por isso também precisamos discutir efetivamente a conclusão da BR-319, pois no Brasil só tem desmatamento onde não existe CPF nem CNPJ. São muitas pessoas que sobrevivem do setor primário, que precisam de eletricidade e de condições de mobilidade e não estão tendo esses direitos garantidos”, justifica Leite.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.