Manaus, 26/04/2024

Política

Adail, Mayara e Thiago Abrahim são alvos de pedido de cassação do MPE

Adail, Mayara e Thiago Abrahim são alvos de pedido de cassação do MPE
15/12/2022 16h45

O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com três representações contra o deputado federal eleito Adail Filho (Republicanos), a deputada reeleita Mayara Pinheiro (Republicanos) e o deputado estadual eleito Thiago Abrahim (União Brasil) por infração à Lei das Eleições.

As representações são por suposta arrecadação e gastos ilícitos e condutas vedadas. Há também uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que trata sobre abuso de poder econômico. Todas as representações podem cassar o mandato dos políticos; veja os documentos no fim da matéria.

As ações contra os parlamentares afirmam que eles e aliados usaram as estruturas das prefeituras de Coari, Itacoatiara e Tefé para beneficiarem suas campanhas eleitorais nas eleições 2022.

O MPE aponta uso de vultoso recursos públicos nas campanhas, servidor público, uso de veículos oficiais, “derrame de dinheiro”, aviões particulares, lanchas rápidas, telões de led, carreata, motociata e etc. As representações frisam que a estrutura usada pelo trio “não se vê nem mesmo nas campanhas dos candidatos ao Governo do Estado”.

Há ainda ilegalidades em relação à fretamento de voos, passageiros, que o órgão ministerial destaca e aponta como como “condutas proibidas aos agentes públicos, servidores ou não”, o que pode afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais, assim como ferem os princípios da administração pública.

Redes sociais

Os processos contra os parlamentares demonstram, ainda, que grande parte das ações foram veiculadas nas redes sociais dos investigados, principalmente do ex-prefeito de Coari. Todos os processos são de autoria do procurador eleitoral Edmilson Barreiros Júnior.

Uma das representações pede a quebra do sigilo bancário dos irmãos Adail e Mayara, de março a agosto deste ano, além do sigilo fiscal de todo o ano de 2021. O MPE pede também uma perícia para que seja possível chegar a um um valor mais aproximado de gastos dos deputados na campanha eleitoral.

Se a ação prosperar já é a segunda vez que Adail Filho poderá perder o mandato. Já Mayara, tem diante dela mais uma polêmica para colecionar, envolvendo família e funcionários, já que o prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, é primo dos irmãos e também é alvo de uma das representações.

Outro lado

Portal AM1 entrou em contato com as assessorias de Mayara e Adail para obter um posicionamento sobre o assunto.

A assessoria da deputada reeleita afirmou que ela ainda não foi notificada e quando for prestará “todos os esclarecimentos necessários para que a verdade seja restabelecida”, e que “a parlamentar foi eleita de forma legítima, pelo voto livre e consciente do povo amazonense que confiou no trabalho executado até aqui e as propostas apresentadas para os próximos quatro anos”.

Já a assessoria do deputado federal eleito não respondeu à solicitação da reportagem.

 

 

 

 

Fonte: AM1

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.