Manaus, 06/05/2024

Política

ADJUTO AFONSO DEFENDE PERMANÊNCIA DE TERMINAL PESQUEIRO SOB GESTÃO ESTADUAL OU MUNICIPAL

ADJUTO AFONSO DEFENDE PERMANÊNCIA DE TERMINAL PESQUEIRO SOB GESTÃO ESTADUAL OU MUNICIPAL
10/08/2020 15h21

Hoje, 10, o deputado Adjuto Afonso (PDT) participou da homenagem à Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), que completa 100 anos neste ano de 2020. Na ocasião, o parlamentar defendeu que a gestão do Terminal Pesqueiro de Manaus fique sob a responsabilidade do governo do estado ou da prefeitura municipal.

“Esse terminal que o governo investiu, que a prefeitura investiu para que servisse aos pescadores, hoje serve apenas para atracação. O terminal pertence à administração federal, mas isso não impede que possamos lutar para que fique na administração estadual ou municipal”, defendeu o deputado Adjuto Afonso, que é envolvido com a causa dos pescadores desde o seu primeiro mandato, em 1998.

Um dos temas do encontro comandado pelo presidente da CNPA, o amazonense Walzenir Falcão, e realizado em Manaus, foi justamente o plano do governo Federal em privatizar vários terminais pesqueiros em todo país, entre eles, o Terminal Pesqueiro de Manaus, localizado ao lado da feira da Panair, no bairro de Educandos, zona Sul da capital.

Walzenir Falcão explicou a importância de trazer para a discussão direta com os presidentes das colônias, temas que dizem respeito à categoria. “Quando nós fazemos o registro dessas demandas que estamos trazendo não é só para criticar, mas buscar soluções”, disse.

Além do Terminal Pesqueiro, outro tema do encontro foi a proposta de mudança no pagamento do seguro defeso para pescadores de todo o Brasil, que, de acordo com o governo federal, os trabalhadores desse segmento deverão ser inclusos no programa Bolsa Renda Brasil, que será criado até o final do ano.

Além dos presidentes de colônias de pescadores do interior, participaram, ainda, da solenidade de abertura, o Secretário de Estado da Produção Rural, Petrúcio Magalhães; o deputado federal Sidney Leite (PSD/AM); além de outras autoridades em nível nacional.

Por conta da pandemia causada pelo Covid 19, o evento teve número limitado de participantes, seguindo o protocolo de segurança, com disponibilidade de alcool em gel e distribuição e exigência do uso de máscara.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X