Manaus, 01/05/2024

Amazonas

ALA HOSPITALAR PARA PACIENTES INDÍGENAS, É INAUGURADA EM ATALAIA DO NORTE

Divulgação/Assessoria
Divulgação/Assessoria
18/06/2020 16h40

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta quinta-feira (18/06), a primeira ala hospitalar da região do Alto Solimões voltada ao atendimento de pacientes indígenas com o novo coronavírus (Covid-19). A estrutura foi instalada no Hospital São Sebastião, no município de Atalaia do Norte (a 1.136 quilômetros de Manaus), e é fruto de articulação entre o Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), e o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), com o apoio do município.

Ao todo, são 20 leitos clínicos exclusivos para indígenas da Terra Indígena do Vale do Javari e três Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs). Dos 20 leitos clínicos, 10 foram montados no espaço Maloca, adaptado para contemplar as tradições indígenas. O espaço possui armadores de redes e poderá receber a visita de pajés – líderes espirituais de povos indígenas – para a realização de rituais.

Durante a inauguração, Wilson Lima ressaltou que a ala indígena vai suprir a necessidade de atendimento diferenciado às populações indígenas de Atalaia do Norte. “Nós temos uma preocupação muito grande com o avanço do coronavírus no interior do estado do Amazonas, sobretudo com os pacientes em condições de vulnerabilidade, e nessa situação, estão os indígenas. O município de Atalaia do Norte e toda essa região aqui do Vale do Javari reúnem uma quantidade significativa de indígenas, numa área em que o acesso é muito difícil, a logística é muito complicada. Desde o ano passado, que a gente vem fazendo investimentos aqui para melhorar essa infraestrutura”, afirmou.

De acordo com o governador, o apoio aos povos tradicionais durante a pandemia também envolve a redução dos impactos na área social. “O Governo do Estado tem trabalhado para dar todo esse suporte, todo esse atendimento aos nossos parentes, aos nossos irmãos que estão aqui e que tanto necessitam, não só na área da saúde, mas também na questão social, com o envio de cestas básicas através da Fundação Estadual do Índio”, acrescentou.

Para o secretário especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, Robson Santos, a interiorização das ações de combate à Covid-19 é fundamental para as populações aldeadas. “Já fizemos ações de apoio no Alto Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Solimões, que tem sede em Tabatinga, e agora, estamos aqui no Vale do Javari. Nessa ação, trouxemos duas toneladas de equipamentos, materiais, insumos, máscaras e tudo que é necessário para a proteção individual. Essa interiorização não só reduz os efeitos da Covid-19, como também ajuda a curar”, disse.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.