Manaus, 27/04/2024

Cidade

AMADEU TEIXEIRA RECEBE 14ª EDIÇÃO DO JEPAM NESTA QUARTA-FEIRA (22/05)

Jogos das Escolas Privadas do Amazonas (Jepam) FOTOS: Walmir Costa/Jepam
Jogos das Escolas Privadas do Amazonas (Jepam) FOTOS: Walmir Costa/Jepam
22/05/2019 11h00

Quarenta e sete instituições e aproximadamente 1.350 alunos da rede particular de ensino participam da 14ª edição dos Jogos das Escolas Privadas do Amazonas (Jepam), que terá sua abertura nesta quarta-feira (22/05), a partir das 17h, na Arena Poliesportiva do Amazonas (Amadeu Teixeira), no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. O evento, que é organizado pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepeam) e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), segue com programação até o dia 2 de junho.

O titular da Sejel, Caio André de Oliveira, falou da importância do incentivo à prática esportiva. “Promover o esporte em todas as suas formas é algo que toda instituição deveria fazer. Seja nas modalidades coletivas ou individuais, acredito que os alunos têm um potencial enorme e tenho certeza que grandes talentos sairão desta competição”, afirmou.

A concentração de alunos para a abertura acontece a partir das 16h. Na oportunidade, aproximadamente 1.350 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio estarão participando desta 14ª edição. O coordenador-geral do evento, professor Paulo Alencar, destacou o interesse dos atletas em fazer parte da competição todos os anos.

“Cada vez mais atletas e escolas da rede particular de ensino têm participado do Jepam, e isso é algo muito bom. Sabemos como o esporte auxilia no desenvolvimento dos alunos e acreditamos que a prática esportiva é uma ferramenta de transformação extremamente positiva na vida dos estudantes e de todos os que fazem parte dessa competição”, explicou.

Modalidades

Entre as modalidades do Jepam 2019 estão judô, tênis de mesa, ginástica rítmica, ginástica artística, karatê, natação, dança, xadrez, futsal, futebol, basquete, handebol, voleibol, queimada e badminton. Há ainda, por parte do campeonato, um incentivo à prática de esportes nas categorias de base, com atletas de 3 a 11 anos de idade, dos ensinos Infantil e Fundamental.

O coordenador-geral lembrou ainda que a competição servirá de seletiva para os Jogos Escolares do Amazonas (JEAs). “As três escolas que alcançarem o pódio nas modalidades futsal, futebol, handebol, voleibol e xadrez terão vaga garantida na fase final do JEAs, que será realizada em Manaus, no mês de julho. Acredito que as disputas ficarão bem acirradas, afinal é um passaporte direto para a maior competição escolar do Estado”, apontou.

Jepam 2019 

Chegando à 14ª edição, sob a responsabilidade de profissionais de Educação Física indicados pelo Sinepeam, o Jepam tem como objetivo valorizar a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos/atletas do Amazonas, de forma democrática e educativa.

Para que os jogos possam ser realizados, a competição conta ainda com o auxílio e suporte logístico das secretarias estadual e municipal. A parceria visa o aperfeiçoamento de gestão do evento e a melhoria do nível técnico dos participantes.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.