Manaus, 04/05/2024

Política

AMAZONAS TERÁ 1º ENCONTRO SUL-AMERICANO DE AGÊNCIAS DE INTELIGÊNCIA DE FRONTEIRAS

AMAZONAS TERÁ 1º ENCONTRO SUL-AMERICANO DE AGÊNCIAS DE INTELIGÊNCIA DE FRONTEIRAS
28/01/2020 15h45

O deputado Cabo Maciel, presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Aleam, informou que além dos R$ 41 milhões em investimentos na área de segurança pública do estado, o Amazonas será a sede do Primeiro Encontro Sul-Americano de Agências de Inteligência de Fronteiras, que acontecerá em março deste ano, conforme anunciou o secretário de Segurança Pública coronel Louismar Bonates.

O primeiro Encontro Sul-Americano de Agências de Inteligência de Fronteiras será coordenado pela SSP/AM. O evento contará com a presença de representantes de estados e países fronteiriços ao Amazonas, contando também com a participação de autoridades da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia e Peru, além das Guianas Francesa e Inglesa e o Suriname. Estão confirmadas as presenças de representantes do FBI e da Agência Anti-Drogas dos Estados Unidos. A SSP-AM também está convidando agências de inteligência de países europeus.

Este encontro reforça a importante ação iniciada pelo governo do Amazonas, em parceria com o governo federal, e o Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras (Vigia), projeto estratégico do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que será implementado no estado. Equipes de policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) já estão em Tabatinga em um processo de preparação para o projeto.

No ano passado, o MJSP e o Governo do Amazonas também inauguraram em Manaus o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Norte (CIISPR-N). A unidade faz parte do pacote de entregas da Rede de Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública, um dos projetos estratégicos do Governo Federal, desenvolvido em parceria com os governos estaduais. Entre as principais funções do CIISPR-N está a coleta, análise e disseminação de Inteligência para tomadores de decisão dos estados e demais agências de inteligência de segurança pública do país.

“O Amazonas está no caminho certo! O governador Wilson Lima, o vice-governador Dr. Carlos Almeida e o secretário de segurança, coronel Louismar Bonates, por meio desse evento que reunirá essas agências de inteligência, demonstra a preocupação do governo nas nossas áreas de fronteiras. Com a aquisição das sete lanchas, sendo quatro blindadas, novos armamentos e a inauguração da base arpão, que funcionará no Rio Solimões, na região entre as cidades de Coari e Tefé, além da criação de uma tropa especializada para atuar nas fronteiras do estado, o governo do estado estará reforçando as ações contra a criminalidade nessas áreas”, destacou o Deputado Cabo Maciel.

 

*Com informações da assessoria da comunicação 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.