Manaus, 06/05/2024

Amazonas

AMAZONPREV RECEBE VISITA DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA NESTA SEXTA

AMAZONPREV RECEBE VISITA DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA NESTA SEXTA
12/02/2020 15h42

A Fundação Amazonprev irá receber, na próxima sexta-feira (14/02), o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Narlon Gutierre, que virá a Manaus para conhecer de perto a gestão da qualidade da instituição previdenciária amazonense. O encontro, acertado há duas semanas, durante ligação entre Gutierre e o presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib, vai acontecer na sede do órgão, no Centro, às 10h.

 

“Fiquei surpreso e, ao mesmo tempo, com uma grande responsabilidade em apresentar o nosso modelo de gestão e emprestá-lo para o nosso país”, comenta Zogahib.

 

A experiência da Amazonprev ante a centralização da concessão, manutenção e pagamento dos benefícios aos inativos dos demais poderes – Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Tribunal de Contas (TCE) e Ministério Público do Estado (MPE-AM) – é outro item de interesse da secretaria especial de Previdência a ser incluído na pauta da reunião. Aliás, esse tema já havia despertado o interesse do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev), durante a 66ª Reunião Ordinária, realizada em Manaus em agosto do ano passado.

 

À época, André Zogahib chamou a atenção dos demais entres federativos sobre a importância do fortalecimento das gestões previdenciárias com a unificação, em suas folhas de pagamentos, dos poderes legislativos e judiciários. “Essa migração garante o fortalecimento da gestão previdenciária do Amazonas que atende às prerrogativas constitucionais, quando determina que haja apenas um único regime de previdência no estado”, defendeu.

 

Vale lembrar que o TJAM e TCE assinaram, no final de maio de 2019, e o MPE-AM, em junho, o termo de comprometimento de migrar para a Amazonprev a folha de pagamentos dos seus inativos e pensionistas. A medida foi fator decisivo para a emissão do Certificado de Regularidade Previdenciária que, entre outros benefícios, torna o estado apto a receber repasses federais e contrair financiamentos e empréstimos com a União. O CRP da Amazonprev tem validade até 2 de julho de 2020.

 

“Podemos dizer que o Amazonas está dentro daqueles estados que estão na vanguarda, pois muitos ainda não estão nesse estágio de centralização – algo que julgamos de extrema importância para a melhoria da gestão dos regimes próprios”, pontuou Narlon Gutierre.

Já o subsecretário de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), Allex Albert Rodrigues, afirmou que é exitoso o trabalho de migração da folha de pagamento dos inativos dos Poderes para a administração única da Amazonprev. “Vemos com muito bons olhos e ficamos felizes de o Amazonas conseguir implementar essa gestão única e, com certeza vão melhorar os processos de benefícios de um único Regime Próprio”, observou.

 

Com informações da assessoria. 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.