Manaus, 26/04/2024

Cidade

APOSENTADOS RECEBEM CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ARTESANATO NATALINO

Prefeitura entrega certificados de conclusão de curso de artesanato de arranjos natalinos Fotos: Jackeline Brazão.
Prefeitura entrega certificados de conclusão de curso de artesanato de arranjos natalinos Fotos: Jackeline Brazão.
27/10/2018 10h00

Mais um curso foi concluído pela Prefeitura de Manaus para os segurados da Manaus Previdência, nesta sexta-feira, 26/10. Desta vez, foram entregues os certificados de conclusão do curso de artesanato de arranjos temáticos, com enfoque em produtos natalinos, oferecido em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).

Uma das formandas é a professora aposentada Simone Botelho, que por quase um ano, recebeu fortes doses de compostos químicos oriundos de tratamentos à base de quimioterapia, radioterapia e braquiterapia. Era a forma de combater um câncer de colo de útero descoberto em agosto de 2013. Com o término do tratamento, um ano depois, um novo inimigo: a depressão. “Nenhum remédio fazia efeito. Só comecei a sair do fundo do poço quando me matriculei no curso de artesanato da Prefeitura”, relata emocionada, acrescentando que, além do curso a ter ajudado a restaurar o equilíbrio mental e emocional, ainda conseguiu uma renda extra no final do mês com suas peças.

Com uma lista diversificada de cursos oferecidos aos segurados do município ao longo do ano, a Manaus Previdência sempre manteve o artesanato na sua grade, apenas mudando o tema. Assim, ofereceu aprendizado nas técnicas de confecção de objeto com papel e reciclável; depois crochê e finalizou o ano nesta sexta-feira com arranjos temáticos, com enfoque em produtos natalinos.

“Nosso sentimento é uma mistura de alívio, por ter dado tudo certo, e principalmente gratidão, por percebemos que os resultados vão além do aprendizado de uma técnica”, diz a coordenadora do Setor de Psicossocial da Manaus Previdência, Darla Gondim.

A determinação e a vontade de aprender das alunas também impactou a vida da experiente professora Renata Correa. “Trabalhar com elas foi fantástico. Há uma troca de experiência e a vontade de transformar aquilo que aprenderam em uma renda a mais também impressiona”, destaca.

Com o término da aula de artesanato este ano, somente mais três cursos ainda estão em andamento na previdência municipal: Libras, Ginástica e canto coral, estes dois últimos em parceria com a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI). Mas, adianta Gondim, a direção da autarquia já está trabalhando para inserir em suas metas para 2019 a manutenção de cursos, assim como a sua diversificação.

Adeus, remédios

Simone Botelho soube dos cursos de artesanato da Manaus Previdência durante um atendimento no Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Manaus (Manausmed). “A moça que me atendeu sabia do meu problema e conversou comigo sobre a atividade. Então, me matriculei”, conta a aposentada.

Isso foi em 2015. Mas, ainda fraca fisicamente devido aos resíduos da medicação do tratamento quimioterápico, não pôde concluir o curso. “Mas, sempre me ‘rematriculava’ e, à medida que fui me fortalecendo, deixei de faltar”, informa.

Percebendo que o convívio com outras aposentadas e os novos aprendizados estavam devolvendo o ânimo, Simone retornou ao psiquiatra e disse que não precisava mais de nenhum remédio. “Ele ficou muito feliz, pois viu o resultado do conselho que ele mesmo me deu: procure fazer o que gosta, à medida que os remédios não estão lhe ajudando”, lembra.

Feliz por ter conseguido concluir o curso de arranjos temáticos, Simone agora pensa nas peças natalinas que pretende confeccionar para enfeitar sua casa, assim como vender o excedente, pois a alegria voltou a fazer parte da sua vida. “Agradeço de coração tudo que as pessoas da prefeitura fazem pela gente. Só quem passou pela depressão sabe o que é isso. Vencê-la é como derrotar um novo câncer”, diz. “Hoje, tenho uma artista dentro de mim. Não preciso mais de um psiquiatra. Venci por meio da convivência”, comemora.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.