Manaus, 08/05/2024

Geral

APRENDA MÉTODOS DE ESTUDO PARA MELHORAR O APRENDIZADO

APRENDA MÉTODOS DE ESTUDO PARA MELHORAR O APRENDIZADO
06/04/2020 14h42

Com tempo ocioso, uma das alternativas para quem está em casa é fazer cursos online. Mas estudar em casa, por conta própria, pode ser uma verdadeira prova de resistência. É preciso se adaptar e encontrar métodos para ter um aproveitamento sem cansar a mente.

Vestibulares, concursos e semana de prova sempre requerem umas horas a mais de estudo. Agora com aulas em EAD a mente e a concentração falha mais rápido. Para ajudar, conheça alguns métodos de estudo desenvolvidos por especialistas:

– Mapa mental

Esse método realmente é uma espécie de mata que ajuda muito aqueles que são considerados pessoas visuais, aprendem mais rápio e melhor com imagens, ícones e cores

O mapa mental é parecido com o Brainstorm, chuva de ideias. Nele a matéria pode ser organizada em um diagrama com um tema central. Em seguida, é só pensar em ideias que se conectem ao tema central. Com o mapa finalizado, fica mais fácil de revisar o conteúdo depois e lembrar rapidamente da conexão entre os assuntos.

Teste prático

Nessa técnica, o estudante pode preparar testes para si mesmo, como os simulados em escolas e cursinhos, com questões focadas as suas dificuldade baseados na duvidas individuas de cada matéria.

Durante uma leitura é interessante anotar todas as questões que deixam dúvidas sobre o que se lê. Buscar respostas em diferentes fontes de conhecimento ajuda para obter o maior numero de informação até encontrar ou construir uma resposta que se encaixe perfeitamente;

A técnica poupa o tempo do estudante, canalizando o agir do aluno diretamente nas áreas onde sentem mais dificuldade de aprender.

– Autoexplicação

A autoexplicação também é uma técnica de dúvidas. O que mais atrapalha o entendimento do aluno são seus próprios questionamentos. Essa técnica faz o aluno duvidar de tudo que lê, levando-o a uma refletindo sobre cada informação.

Dessa forma, para levantar e solucionar as perguntas, os estudantes tentam explicar os conteúdos para si mesmos. Ao duvidar, responder e resumir conteúdos, os alunos já estão estabelecendo a autoexplicação, considerada uma leitura interativa, que vai além de uma simples olhada nos livros e cadernos.

Para ajudar no aprendizado, as anotações otimizam o processo fazendo o aluno não depender de dar uma “olhadinha” no livro ou de não decorar só naquele momento.

Da redação

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X