Manaus, 26/04/2024

Cidade

Aprovados na UEA falam do desafio da escolha do curso até a aprovação

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
20/08/2021 09h55
Referência quando o assunto é preparação para vestibulares, o Vetor Centro de Estudos alcançou a marca de 80% de aprovados na primeira fase do vestibular Macro e Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da UEA, neste ano. Somente no curso de Direito, um dos mais concorridos na UEA, 55% das vagas foram preenchidas por alunos do Vetor. Para conquistar seu lugar ao sol, a trajetória desses jovens não foi fácil e envolveu a escolha do curso, planejamento de estudos, foco, meditação, revisão, inteligência emocional e muitos, muitos exercícios para fazerem bonito no dia da prova.
Para a aprovada em Direito, Laila Pauline Silva, 19 anos, a escolha do curso não foi difícil. “Foi uma ideia que veio amadurecendo em mim pelo fato de eu me identificar com a profissão e perceber que é por meio dos trâmites jurídicos que poderia prover as melhorias que sonho para nossa sociedade”, revela. O suporte da instituição nos estudos, com aulas focadas no objetivo dos alunos, a disposição em escutar, além do Método Leal, técnica de estudo que é oferecida com exclusividade no cursinho, foram essenciais para aprovação de Laila.
Para quem ainda tem dúvidas de qual curso escolher, a dica da jovem é a de analisar o seu propósito na sociedade. “É preciso entender com o que quer estar envolvido para promover as mudanças que deseja, posteriormente, deve estar cercado de profissionais que possam te apoiar no caminho para essa conquista”, destaca Laila, que é aluna do Vetor desde 2018, quando iniciou o Ensino Médio.
Já para Luiz Fernando Brito, de 17 anos, que nem concluiu o Ensino Médio e já garantiu a aprovação no curso de Direito, revela que essa não foi a sua primeira escolha, isso porque inicialmente a ideia era a aprovação em Medicina. “Mas depois percebi que eu não me encaixava muito na área, então resolvi tentar para Direito porque eu sempre gostei muito de argumentar e defender uma ideia, além de eu realmente me interessar bastante pelas matérias de humanas no colégio”, explica o jovem. Ele avalia que tirar um tempo para analisar seus interesses e planos o ajudou na decisão.
Aluno do Vetor desde fevereiro de 2020, Brito conta que chegar à aprovação exigiu ser estratégico, desde a hora de traçar um plano de estudos até buscar ter uma rotina equilibrada com momentos de descanso e estudos. “O cursinho me ajudou de muitas maneiras, mas eu acho que as aulas com foco maior nos assuntos mais recorrentes nas provas e o apoio, não só pedagógico, mas emocional, que toda a equipe e os professores davam, foi de grande importância”, comenta.
Outro aluno do Vetor que comemora a aprovação é Isaac Benjamin Matos, de 18 anos, que sonha em seguir com uma carreira na área policial. “A minha escolha é consequência do meu objetivo em ser delegado, para isso preciso ter estudado Direito e, em seguida, irei focar no concurso para a área”, disse.
Ele recomenda aos indecisos em qual curso escolher, pensar nas matérias que mais gostam de estudar na escola. No caso dele, se imaginar no futuro atuando na profissão foi um grande incentivo para não perder o foco nos estudos.
“Busquei me concentrar no que eu tinha que fazer agora para alcançar meu objetivo”, declarou Isaac, que sentiu que a estrutura do cursinho, suporte pedagógico, ajuda na organização de estudos foram a chave da aprovação.
O uso de planners, ferramenta de organização indicada para os alunos do Vetor, trouxe ganhos aos cronogramas do aluno. Isaac fala que enxergar todo o conteúdo da semana trouxe ânimo na hora da rotina de estudos.
Estudo Direcionado
O estudo direcionado, através do levantamento que a equipe pedagógica do Vetor realizou com todo o conteúdo que mais caiu na prova da UEA, é um dos diferenciais do Vetor.
Segundo o coordenador pedagógico do Vetor, Albervan Cidrônio, isso permite aplicar uma didática personalizada e realizar um acompanhamento pedagógico mais preciso.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.