Manaus, 26/04/2024

Mundo

Artemis I: após adiar missão, Nasa prevê novo lançamento para o dia 2 de setembro

Artemis I: após adiar missão, Nasa prevê novo lançamento para o dia 2 de setembro
29/08/2022 16h20

A Artemis 1, a primeira missão lunar da Nasa em quase 50 anos, foi adiada pela agência espacial americana na manhã desta segunda-feira (29) devido a um problema de esfriamento de um dos motores do seu megafoguete SLS, sistema fundamental para o sucesso da missão.

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta tarda, a Nasa afirmou que, apesar desse entrave, a próxima tentativa de lançamento do foguete pode ocorrer ainda na próxima sexta-feira (2).

“Estamos mantendo a alternativa da próxima sexta-feira”, afirmou Mike Sarafin, gerente da missão.

Sarafin porém acrescentou que os egenheiros da agência precisam “de um certo tempo” para analisar todas as informações e todos os dados para o sucesso do lançamento, e não descartou a possibilidade de outro adiamento.

“Esta é uma máquina muito complicada, um sistema muito complicado, e todas essas coisas precisam funcionar”, afirmou o chefe da NASA, Bill Nelson.

Enquanto diversos espectadores aguardavam o lançamento do “mais poderoso foguete” construído pela agência espacial, o relógio que indicava os minutos até o lançamento da missão ficou parado por cerca de 30 minutos para uma avaliação de problemas técnicos.

Mais cedo, a Nasa já anuciava que um problema estava em curso.

“O motor 3 não está sendo condicionado adequadamente por meio do processo de sangria e os engenheiros estão solucionando problemas”, chegou a informar a Nasa perto das 7h da manhã no horário de Brasíia.

Mas só foi mais tarde que o adiamente da missão foi confirmado, perto das 10h, durante a transmissão oficial da agência.

“A gente não lança [nada ao espaço] se não estiver tudo certo” afirmou o diretor da Nasa, Bill Nelson, em outra transmissão ao vivo logo após o anúncio do cancelamento.

Segundo a agência espacial, apesar dos problemas técnicos, o megafoguete SLS continua com suas configurações “estáveis e seguras”.

Embora a primeira missão não tenha tripulação, o SLS é o primeiro foguete da agência preparado para tripulantes a ser lançado à Lua em quase 50 anos.

Por isso, se tudo ocorrer como planejado da próxima vez, a expectativa é que, em 2025, esse mesmo megafoguete leve astronautas de volta ao solo lunar, incluindo a primeira mulher e a primeira pessoa negra.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.