Manaus, 29/11/2022

Cultura e Entretenimento

Artistas percorrem rios e estradas para levar magia da ópera ao interior do Amazonas

Artistas percorrem rios e estradas para levar magia da ópera ao interior do Amazonas
18/05/2022 10h40

Nesta quinta-feira (19/05), Novo Airão (distante 204 quilômetros de Manaus) recebe a programação do 24° Festival Amazonas de Ópera (FAO). O espetáculo de marionetes “Onheama”, de João Guilherme Ripper, vai ser apresentado às 17h, na quadra Raimundo Nonato Teixeira, com acesso gratuito.

Realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, a produção da companhia O Pequeno Teatro do Mundo vai percorrer mais de 1.500 quilômetros, por rios e estradas, para levar a montagem infantil ao público no interior do estado. O roteiro inclui os municípios de Urucurituba e Caapiranga.

O desafio de levar ópera para todos inclui uma logística de rios e estradas, para transportar artistas, técnicos e mais de 200 quilos de equipamentos, conforme explica o secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz.

“O governador Wilson Lima sempre teve um olhar diferenciado para o nosso interior, e temos a missão de, cada vez mais, expandir os nossos projetos neste sentido”, comenta o titular da pasta. “Esse espetáculo mágico de marionetes marca para sempre a vida dessas crianças, estimula o lúdico. É um prazer e um orgulho cruzarmos rios e terras com esse objetivo”.

Produção

Levar a ópera para todos os lugares, de forma leve e divertida é a missão do produtor e marionetista de Onheama, Fábio Retti.

“Eu vi que a ópera é para todos, mas o acesso é complicado. Então a gente pensou exatamente em uma maneira que a gente conseguisse levar a Ópera para todos os cantos”, destaca. “É uma alegria circular pelos municípios do Amazonas, pegando barco, carro, moto, avião, para a gente conseguir levar a magia da música e essa força para todas as pessoas”.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.