]

Manaus, 17/09/2021

Amazonas

Banco da Amazônia promove Webinar sobre FNO Itinerante no Amazonas

Banco da Amazônia promove Webinar sobre FNO Itinerante no Amazonas
15/09/2021 13h20

No próximo dia 20/09, o Banco da Amazônia (Basa) irá promover o Webinar sobre o FNO Itinerante no estado do Amazonas. O evento será de 9h às 11h e terá o objetivo levar informações ao público sobre como obter crédito com o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) que oferta as taxas de juros mais atrativas do mercado.

As ações realizadas através do FNO Itinerante possuem a finalidade de oferecer facilidades operacionais nas propostas por meios digitais, podendo realizar a renegociação e liquidação de dívidas do FNO, principal instrumento econômico financeiro para o estímulo das atividades econômicas em bases sustentáveis da região Norte do país.

De acordo com o superintendente regional do Amazonas e Roraima, Esmar Prado, as ações do Basa e do FNO percorrem em todos os 450 municípios da região Norte e respondem por 64% do crédito de fomento da região, priorizando o atendimento aos pequenos portes e com destaque aos financiamentos de longo prazo. Somente no primeiro semestre de 2021, o Basa aplicou no Amazonas o valor de R$ 281 milhões. “Queremos alavancar a aplicação do crédito nos municípios do Amazonas”, comentou Esmar.

O superintendente comenta que as ações abriram as portas para os empreendedores de média e baixa renda, o que contribui para o desenvolvimento econômico regional. “As ações do FNO possibilitaram a execução destes recursos aos empreendedores e deram essa visão mais ampla das diversas maneiras para se realizar os negócios, casos estes que geram emprego e renda, enaltecendo a missão institucional de desenvolvimento de uma Amazônia Sustentável com crédito e soluções eficazes”.

É válido ressaltar que os ganhos sociais recolhidos com a realização do FNO Itinerante, são fundamentais na visibilidade institucional à ação do governo, no cumprimento de levar crédito de fomento a todos os municípios da região, além de possibilitar a realização de negócios que geram empregabilidade e renda.

História

O FNO Itinerante teve início com um projeto piloto em 2010. Os ganhos sociais obtidos com a realização do FNO Itinerante foram fundamentais na visibilidade institucional à ação de governo, no cumprimento de levar crédito de fomento a todos os municípios da Região e no alinhamento às diretrizes e prioridades da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

Enquanto administrador dos recursos, o Banco da Amazônia efetua operações que atendam prioritariamente aos segmentos produtivos de menor porte (mini/micro, pequenos e pequeno-médios empreendedores e microempreendedores individuais), agricultura de base familiar, empreendimentos que utilizem matérias-primas e mão de obra local e que produzam alimentos básicos para consumo da população e projetos sustentáveis, com vista à geração de trabalho e renda à população local.

O FNO apresenta recursos oriundos da arrecadação do Imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza (IR) e do Imposto sobre produtos industrializados (IPI). É um instrumento financeiro substancial e tem o Banco da Amazônia como administrador dos recursos, guiado pelas diretrizes do MDR e da Sudam, colocam a Região Norte na rota do desenvolvimento, atendendo desse modo, ao objetivo principal da Política de Desenvolvimento do país, na redução da pobreza e das desigualdades regionais.

O evento irá contar com a participação da Superintendência Regional do Basa, SEBRAE, Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e outros parceiros como empresas de assistências técnicas.

Perguntas poderão ser enviadas via chat on-line ao vivo para os participantes do webinar. As ações serão on-line, transmitidas ao vivo pelo Youtube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=L4ymFVjmeHI

 

 

 

*Com informações da assessoria.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.