Manaus, 26/04/2024

Geral

Banco dos Brics anuncia saída de presidente em meio a rumores sobre Dilma no comando

Foto: REUTERS/Siphiwe Sibeko
Foto: REUTERS/Siphiwe Sibeko
10/03/2023 12h20

O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) anunciou nesta sexta-feira (10) a saída do atual presidente Marcos Troyjo, no cargo desde julho de 2020.

O movimento ocorre em meio a especulações de que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) pode ser indicada pelo governo federal a ocupar a presidência da instituição, apelidada de “Banco dos Brics” em referência ao agrupamento econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

“O NDB iniciou um processo de transição de liderança, que ocorre de forma mutuamente acordada e de acordo com a governança e os procedimentos do Banco”, informou o órgão em comunicado oficial.

Marcos Troyjo deixará o cargo até 24 de março de 2023, ao que a Assembleia de Governadores do NBD deverá iniciar um novo processo de eleição.

Segundo o comunicado, o novo presidente será indicado pelo Brasil, “para cumprir o mandato rotativo que expira em 6 de julho de 2025”.

Após a eleição, o novo presidente toma posse.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.