Manaus, 02/05/2024

Brasil

BARRAGEM SE ROMPE APÓS SER ATINGIDA POR TROMBA D´ÁGUA EM RONDÔNIA

BARRAGEM SE ROMPE APÓS SER ATINGIDA POR TROMBA D´ÁGUA EM RONDÔNIA
30/03/2019 18h26

SÃO PAULO – Uma barragem se rompeu na tarde desta sexta-feira, 29, no distrito de Novo Oriente, em Ariquemes (RO). A ruptura teria sido causada por uma tromba d’água que atingiu a estrutura, segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) de Rondônia, que informou que não houve vítimas. O número de famílias que moram na região atingida não foi informado.

Equipes da Sedam e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram ao local para avaliar os impactos ambientais e materiais do rompimento. “O local atingido pela tromba d’água apresenta no seu entorno atividades de piscicultura e mineração de cassiterita, sendo necessária a presença da equipe técnica para identificar qual o tipo de barramento sofreu a ruptura”, informou a secretaria.
Ainda de acordo com a pasta, caso o rompimento tenha sido da barragem mineral, não há risco de contaminação. “O material nela contido é constituído basicamente de areia e argilas, sem a presença de metais pesados na sua constituição.”

Simulados em Minas Gerais
Por causa da ameaça de ser atingido por rejeitos de minério de ferro da barragem da Vale da mina de Gongo Soco, o município de Santa Bárbara, na Grande Belo Horizonte, realizou na sexta-feira, 29, um simulado de rompimento da estrutura. Na semana passada, o nível de emergência foi elevado a 3, status máximo, que indica ruptura a qualquer momento.

Com cerca de 30 mil habitantes, Santa Bárbara é a segunda cidade de Minas a passar por teste em menos de uma semana. A primeira foi Barão de Cocais, município vizinho, onde fica a barragem, na última segunda-feira, 25.No dia 25 de janeiro deste ano, uma barragem da mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, localizada em Brumadinho, se rompeu, atingindo a área administrativa da empresa e a comunidade da Vila Ferteco. O desastre causou a morte de 217 pessoas e há 88 desaparecidos, segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.