Manaus, 26/04/2024

Cidade

Barranco ameaça desabar na Cidade Nova e 10 famílias são retiradas do local

Barranco ameaça desabar na Cidade Nova e 10 famílias são retiradas do local
15/03/2023 14h53

No final da manhã desta quarta-feira, 15, moradores da rua Jucaina, Boas Novas, Cidade Nova 2, zona norte de Manaus, passaram por momentos de aflição com um barranco que vem ameaçando desabar desde o último domingo (12).

A Defesa Civil foi acionada na noite desta segunda-feira (13), quando parte do barro começou a cair na casa da moradora Livina Ferreira do Vale, 39.

“Estamos com esse problema desde o ano passado e falam tanto desse auxílio aluguel e nossa situação até agora não foi resolvida. Durmo aflita com a minha filha, lembrando da mãe que morreu abraçada com a filha dela”, disse, referindo-se ao deslizamento que matou oito pessoas no Jorge Teixeira no último domingo.

Romero Vieira, 56, técnico de enfermagem, é morador do local e afirmou que são 10 famílias que estão nessa situação, mas nenhuma atitude é tomada.

“Esse problema não é de hoje e nem precisa estar chovendo para esse barranco cair. Quando entramos em contato com eles, falam que falta uma assinatura do secretário de obras para indenizarem nossas casas. Estão esperando o pior acontecer”, lamentou.

A Defesa Civil, engenheiros e demais técnicos de obras estiveram no local e interditaram cerca de 10 casas. Segundo o diretor de operações da Defesa Civil, José Mendes, todos os moradores serão retirados do local de risco.

“Retiramos as famílias, demos colchões e estamos ajudando fazer a mudança desses moradores. Estamos solicitando o caminhão para levarem seus pertences para uma ONG e quem ainda não tem o auxílio, já estamos providenciando”, disse o diretor.

Os moradores do local reforçam que os auxílios oferecidos não suprem a necessidade deles, visto que são famílias grandes.

“Eu sei que é um auxílio apenas, mas esse valor não dá para alugar uma casa pra uma família de sete pessoas, nossas casas são grandes, nossa família é grande, são casas de alvenaria. O que deveria ser feito aqui era uma obra para que esse barranco não desabasse em cima da gente, mas passou o verão e eles não fizeram nada”, contou.

Com informações do portal A critica

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.