BASTIDORES DA POLÍTICA

Ônibus velhos

O vereador Chico Preto (PR) fiscalizou os terminais de ônibus em Manaus , na ocasião, o parlamentar entregou panfletos com informações sobre o atual cenário do sistema de transporte. Ele observou, in loco, a dualidade da população em coletivos velhos e em sua grande maioria, lotados. Segundo Chico, o tempo de circulação dos veículos aliado à falta de manutenção adequada têm culminado na exaustão dos coletivos. “É por isso que quebram, em média, 15 ônibus por dia na cidade. A frota está esgotada e precisa ser renovada”, afirmou o vereador.

CPI da Unimed

Durante o pequeno expediente ,de quarta-feira (15/5), a vereadora Mirtes Salles (PR) usou a tribuna da Casa para prestar apoio ao vereador Professor Fransuá (PV) no pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Unimed Manaus, de autoria do vereador . O objeto da CPI é investigar o processo demissional de colaboradores da Unimed Manaus, a situação dos cooperados e atendimentos aos clientes da cooperativa. “Hoje a Unimed tem uma dívida de má prestação de serviço com os consumidores e fere o artigo 14 do CDC (Código de Defesa do Consumidor), onde diz que o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos”, disse Mirtes Salles.

Vítimas da enchente em Borba

Nesta quinta-feira (16), o deputado estadual Roberto Cidade (PV) denunciou na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o descaso do prefeito de Borba (distante 151 km de Manaus em linha reta), Simão Peixoto (SD), com a ajuda humanitária do Governo do Estado para as famílias vítimas das cheias dos rios. De acordo com o parlamentar, a Defesa Civil Estadual ainda não havia destinado os materiais para o município porque a Prefeitura de Borba não fez o cadastramento das famílias. “Infelizmente, essa atitude irresponsável do prefeito prejudicou milhares de famílias. Sem falar que o transporte que está sendo feito agora, o frete será pago com o dinheiro da prefeitura, pois o Governo do Estado já concluiu a rota dos municípios localizados na calha do Madeira. Ainda tem todo o emprego de pessoal para fazer essa viagem e a entrega”, destacou o deputado Roberto Cidade.

Exportação de peixes ornamentais em queda

Em 1990, o Amazonas exportava mais de 40 milhões de peixes ornamentais, gerava 16 mil empregos e uma rentabilidase de mais de 3 milhões de dólares, mas em 2018, o quadro econômico mudou: a exportação caiu drasticamente para menos de 3,2 milhões de peixes menos de mil trabalhadores estão na ativa e o a arrecadação é um pouco mais de 1 milhão de dólares. Nos dias 10 e 17de junho, uma Audiência Pública em Barcelos e outra na Aleam debaterá sobre está mudança na exportação dos peixinhos.

‘Explicações’ 

O ex-deputado Estadual David Almeida , agora sem partido, informou que irá nesta sexta-feira (17) realizar na sua fanpage uma live para explicar a sua saída do PSB.