Manaus, 06/05/2024

Cidade

BENEFICIÁRIOS DO BOLSA UNIVERSIDADE SÃO CAPACITADOS PARA ATUAR NAS ELEIÇÕES PARA CONSELHEIROS TUTELARES

Foto: Divulgação / Semad
Foto: Divulgação / Semad
19/09/2019 11h45

Nesta quarta-feira, 18, a Prefeitura de Manaus, deu início a um treinamento direcionado os beneficiários do Programa Bolsa Universidade (PBU). O treinamento é direcionado aos alunos para atuarem como mesários e presidentes de mesa nas eleições para conselheiros tutelares do município, que acontece no próximo mês, no dia 06 de outubro.

A capacitação ocorre por meio de uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão colegiado vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), coordenadora do pleito.

No último dia 10, a Prefeitura de Manaus, anunciou a convocação de 1,5 mil bolsistas do PBU, de várias áreas de estudo, para prestarem contrapartida nas eleições dos membros dos Conselhos Tutelares, em 152 escolas do município de Manaus. O treinamento continuará nesta quinta-feira, 19, e na segunda-feira, 23, às 9h, na sede da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), localizada na avenida Professor Nilton Lins, 3.259, bloco D da Universidade Nilton Lins, Parque das Laranjeiras, bairro Flores, zona Centro-Sul.

Os convocados tiveram até a segunda-feira, 17, para se apresentar, no setor de Atendimento ao Bolsista da Espi, vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), coordenadora do PBU, a fim de aderir ao projeto ou expor justificativas de ausência.

Conceição Sampaio, titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), essa é a forma que a prefeitura mostra o seu desempenho para garantir qualidade nas eleições 2019. “Estamos dando continuidade ao treinamento das pessoas que irão trabalhar nas eleições para conselheiro tutelar. Hoje, mais de cem bolsistas receberam o treinamento do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. A Prefeitura de Manaus tem envidado esforços para que o pleito transcorra com lisura, pois essa eleição trabalha com uma causa que tem como papel fundamental resgatar os direitos da criança e do adolescente”, ressaltou.

Ao ser contemplado pelo Bolsa Universidade, o estudante assume o compromisso de participar de projetos socioeducacionais, ambientais e culturais, ou, de interesse do município.

A contrapartida prevê, quando convocado, que os bolsistas beneficiados com bolsa integral devem cumprir carga horária de 150 horas por semestre. Já os beneficiários de bolsas de 75% cumprem carga de 120 horas por semestre, enquanto os de 50% têm carga horária de 90 horas semestrais. Aos que deixarem de participar dos projetos de contrapartida e que não apresentem justificativas podem ser desligados do programa, conforme previsto em legislação.

O beneficiário contemplado com uma bolsa de estudos não precisa devolver à prefeitura o valor investido na sua formação, o retorno é em forma de contrapartida. Participar desses projetos permite o contato com o mercado de trabalho, treinamentos técnicos e a oportunidade de criar uma rede profissional. A participação também pode ofertar certificação de horas complementares. É um projeto que envolve 1.466 bolsistas e estamos trabalhando para que todos estejam capacitados até o dia das eleições”, destacou o titular da Semad, Lucas Bandiera.

Bolsistas que deixam de participar dos projetos de contrapartida e que não apresentam justificativas podem ser desligados do programa, conforme previsto em legislação.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X