Manaus, 25/04/2024

Brasil

Bento Albuquerque será exonerado do conselho de Itaipu ainda nesta semana

Foto: REUTERS/Adriano Machado
Foto: REUTERS/Adriano Machado
13/03/2023 15h20

O ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque será exonerado nos próximos dias do conselho de administração de Itaipu Binacional.

“Estamos em fase de substituição de todos os conselheiros da Itaipu. Esta semana vamos concluir”, disse à CNN o atual ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

O almirante está no centro das denúncias que indicam tentativa do governo Jair Bolsonaro de ingressar ilegalmente no país com joias sauditas. O depoimento de Bento Albuquerque sobre o caso à Polícia Federal está marcado para terça-feira (14).

Além de Bento Albuquerque, outros dois nomes ligados a Bolsonaro também serão substituídos: o também ex-ministro Adolfo Sachsida (sucessor de Albuquerque no cargo) e o ex-assessor especial Célio Faria Júnior.

O mandato desses conselheiros terminaria em maio, mas será acelerado diante das denúncias que atingem Albuquerque.

O ex-ministro recebe salário de R$ 34 mil, em Itaipu, para participar de reuniões que ocorrem a cada dois meses. A empresa binacional tem sete conselheiros brasileiros e sete paraguaios.

Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o deputado federal Enio Verri (PT-PR) como diretor-geral de Itaipu. Ele terá pela frente a renegociação do Anexo C do tratado, que está completando 50 anos e define as condições de venda da energia produzida pela usina hidrelétrica.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.