Manaus, 26/04/2024

Brasil

Bolsonaro justifica alta na conta de luz: “Poderemos ter apagões”

Bolsonaro justifica alta na conta de luz: “Poderemos ter apagões”
01/12/2020 16h10

Ao ser questionado sobre o aumento da conta de luz, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) justificou o reajuste afirmando que os reservatórios estão com “níveis baixíssimos” e que se nada for feito, há risco de um apagão. O chefe do executivo informou ainda que uma campanha contra o desperdício de energia está sendo iniciada.

– As represas estão (com) níveis baixíssimos. Se nada fizermos poderemos ter apagões. O período de chuvas, que deveriam começar em outubro, ainda não veio. Iniciamos também campanha contra o desperdício – defendeu em resposta a um comentário no Facebook.

Anunciado na segunda-feira (30) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o reajuste passa a valer a partir desta terça-feira (1°). A taxa extra está fixada em R$ 6,243 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.

A decisão foi tomada em reunião extraordinária com os diretores da Aneel, que acionaram a bandeira vermelha no segundo patamar, a mais alta categoria no sistema. A crise ocorre porque os níveis dos reservatórios de algumas hidrelétricas têm estado baixo, o que faz com que o governo precise acionar as usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.