Manaus, 03/05/2024

Mundo

CALOR E VENTO AGRAVAM INCÊNDIOS NO NORTE DA AUSTRÁLIA

A firefighter hoses down bushland after a bushfire passed through the area near homes in the Sydney suburb of Pymble November 8, 2013. New South Wales remains on high alert, as numerous bushfires continue to burn around the Sydney metropolitan region and more than 60 fires around the state.  REUTERS/David Gray   (AUSTRALIA - Tags: ENVIRONMENT) - GM1E9B80Y7U01
A firefighter hoses down bushland after a bushfire passed through the area near homes in the Sydney suburb of Pymble November 8, 2013. New South Wales remains on high alert, as numerous bushfires continue to burn around the Sydney metropolitan region and more than 60 fires around the state. REUTERS/David Gray (AUSTRALIA - Tags: ENVIRONMENT) - GM1E9B80Y7U01
03/12/2018 08h30

O calor e o vento agravam os mais de 110 incêndios florestais que há duas semanas ardem no nordeste da Austrália, onde as autoridades estão em alerta para a formação de um ciclone tropical.

“Possibilidades de ventos fortes, granizo e chuvas. Pode ser que as condições dos incêndios de Queensland piorem”, afirmou no Twitter o Escritório de Meteorologia.

Pelo menos uma pessoa morreu por causa desses incêndios que afetam o estado de Queensland, onde mais de 527 mil hectares foram queimados.

 

Uma das regiões que mais preocupa os bombeiros é a ilha North Stradbroke, a leste de Brisbane, capital de Queensland, onde teme-se que as chamas passem para as ilhas próximas de Russell e Macleay.

“A nossa maior área de preocupação é realmente a da ilha Stradbroke, no sudeste de Brisbane. Esse incêndio é muito dinâmico e esperamos que os fortes ventos hoje alimentem esse fogo”, disse o subcomissário dos Serviços de Emergência e Incêndios de Queensland, Michael Wassing, ao Canal 9 de televisão.

“Não há impacto nas áreas residenciais, mas há muita fumaça sobre o sudeste de Queensland, em particular em Brisbane”, acrescentou Wassing.

O centro de Queensland é a outra região que concentra os trabalhos dos bombeiros, que, através do seu portal na internet, alertaram a população de Captain Creek, situada a 467 de Brisbane, a se preparar para uma possível evacuação.

Na mesma região, os bombeiros pediram a várias comunidades para se manterem informadas, enquanto solicitaram aos evacuados para não retornar às suas casas porque as condições continuam sendo “extremamente perigosas”.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.