Manaus, 02/05/2024

Amazonas

CAMINHADA PELA PAZ RECORDA DOS DEZ ANOS DO ASSASSINATO DO PE. ROGÉRIO RUVOLETTO

CAMINHADA PELA PAZ RECORDA DOS DEZ ANOS DO ASSASSINATO DO PE. ROGÉRIO RUVOLETTO
11/09/2019 11h00

Por Ana Kelly Franco

No dia 19 de setembro de 2009 a comunidade católica recebia com grande tristeza a notícia de que o padre Italiano Rogério Ruvoletto tinha sido assassinado com dois tiros na casa paroquial da Área Missionária Imaculado Coração de Maria, Localizado no Bairro Santa Etelvina. O assassinato do padre é lembrado todos os anos com uma caminha pela paz que percorre as ruas do bairro.

A XI Caminhada pela Paz deste ano trás como tema “Quando se derrama o sangue de um inocente, Deus Chora!” e o lema “Missão na Amazônia: um grito pela Vida e pela Paz!”. A caminha acontecerá no sábado, dia 21 de setembro, a concentração será às 16 horas no Terreno do Cruzeiro, localizado na avenida 7 de Maio no Santa Etelvina, a caminhada irá até a Igreja de Santo Antônio, na rua Luiz Otávio. Durante a caminhada a população irá refletir sobre a importância do Sínodo para Amazônia, Missão e Vocação, Evangelização, Vida e Paz.

Após a caminha o bispo auxiliar de Manaus, Dom José Albuquerque , irá celebrar a missa dos 10 anos de falecimento do Padre.

Sobre o Padre Rogério

Pe. Ruggero, tinha 52 anos, veio de Padova, nordeste da Itália, para o Brasil e chegou a Manaus vindo de Pesqueira (PE), que o enviou para o Amazonas para desenvolver um projeto chamado “Cristo Aponta para a Amazônia”. Ele atuou como padre em Manaus durante um ano e oito meses.

Para homenagear a vida e a missão do Padre Rogério, foi dado o seu o nome na feira do Santa Etelvina e o nome do setor que compõe algumas paróquias da Zona Norte de Manaus.

Sobre a Caminhada

A primeira manifestação pela paz ocorreu no sétimo dia do seu falecimento do padre e teve como objetivo de fazer um alerta pela vida e pela dignidade do ser humano e lutar pelo martírio do padre, esperando o reconhecimento do Vaticano. Todos os anos a comunidade se reúne, atraindo pessoas de todos os bairros de Manaus para chamar a atenção sobre a violência, paz e outros temas.


COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.