Manaus, 03/05/2024

Amazonas

CCJR aprova PL de Wilker que regulamenta a garantia de atendimento preferencial para idosos em estabelecimentos públicos e privados

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
12/02/2021 15h50

CCJR aprova PL de Wilker que regulamenta a garantia de atendimento preferencial para idosos em estabelecimentos públicos e privados

A matéria aponta, ainda, a obrigatoriedade de um formulário para reclamações e registros de ocorrências em caso de descumprimento da lei

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Amazonas (CCJR-Aleam) aprovou nesta sexta-feira, 12, o Projeto de Lei nº 37/2019, que regulamenta o atendimento preferencial aos idosos em estabelecimentos públicos e privados do Estado. A matéria é de autoria do deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) e foi aprovada por unanimidade pelos membros da comissão.

A propositura visa assegurar a rapidez e a facilidade do atendimento preferencial aos idosos, gestantes, lactantes, pessoas acompanhadas por crianças de colo, deficientes e pessoas com mobilidade reduzida. Além da disponibilização de guichês e atendimento exclusivos, fica resguardada a garantia de preferência no atendimento em qualquer dos guichês ou unidades disponíveis para o atendimento ao público em geral.

“Esta propositura irá garantir o bem-estar e a qualidade do atendimento a quem necessita de atendimento preferencial, sem ferir o direito constitucional da livre iniciativa e sem impor ônus às atividades comerciais”, explicou o parlamentar.

A matéria aponta, ainda, a obrigatoriedade de um formulário para reclamações e registros de ocorrências em caso de descumprimento da lei, que acarretará ao infrator o pagamento de 300 Unidades Fiscais de Referência (UFIRs).

O PL prevê que os estabelecimentos devem disponibilizar aos clientes o formulário e o reclamante deve encaminhar a via destinada ao órgão de defesa do consumidor no prazo de até 72 horas.

Em 2017, enquanto exercia o cargo de vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM), Wilker também foi autor da Lei nº 2.241/2017, que instituiu o atendimento preferencial aos idosos, não somente pela disponibilização de guichês ou unidades de atendimento exclusivo, mas pela garantia de preferência em qualquer um dos pontos de atendimento.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.