Manaus, 02/05/2024

Cidade

CENTRO CULTURAL PALÁCIO DA JUSTIÇA RECEBE O 2º SEMINÁRIO DE CAPOEIRA

Roda-de-Capoeira-na-Hora-do-Planeta-Foto_-Ingrid-Anne_Manauscult
Roda-de-Capoeira-na-Hora-do-Planeta-Foto_-Ingrid-Anne_Manauscult
21/12/2018 11h30

No próximo sábado, 22/12, o Centro Cultural Palácio da Justiça receberá o 2º Seminário de Capoeira, com o tema “Capoeira nas Escolas”. O evento, que é uma realização do Fórum Permanente de Capoeira do Amazonas (Forpcam), terá início às 14h, com entrada gratuita, e conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

O objetivo do evento, segundo o coordenador geral da Forpcam, Cristiano Correa, é dialogar e colocar o tema em pauta. “Queremos conversar mais sobre cultura popular e estamos convidando jovens e universitários, atuantes no movimento popular”, explicou Correa, que acrescenta que o seminário dará certificado de participação, com carga horária de quatro horas.

Para esta edição, o seminário virá com uma programação voltada para cultura popular sobre a matriz africana, a capoeira nas escolas e suas lideranças. Serão realizadas palestras, rodas de conversas, oficinas e até uma premiação para as personalidades que foram destaques em 2018.

Ao final do seminário, os responsáveis, juntamente com os participantes, pretendem escrever uma carta que será entregue ao futuro governador e na qual será solicitado o apoio não só para a capoeira, mas para todo o movimento negro.

De acordo com Cristiano, ampliar os currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica é a meta. “Temos lutado muito pela capoeira no Amazonas. Nesse ano, já conquistamos o Dia da Capoeira (dia 10 de julho), além das leis municipais e estaduais. O próximo desafio é conseguir inserir a capoeira nas escolas, tendo mais apoio na educação, principalmente através da Lei 10.639/2003. Por isso, estamos realizando o seminário para chamar a atenção dos parlamentares sobre o cumprimento dessa lei”, pontuou.

Programação

A partir das 14h, o seminário iniciará com a apresentação dos coordenadores da Forpcam. Em seguida, serão iniciadas as rodas de conversas com os temas “Capoeira como Cultura Popular”, “Capoeira e seus benefícios no desenvolvimento” e “Capoeira e religiosidade”.

Às 15h30, o seminário contará com oficinas de tambor de crioula, turbante e atabaque. Às 17h, serão entregues os certificados e logo após haverá samba de roda e roda de capoeira.

Às 19h, iniciará a premiação “Os Melhores do Ano”, que consiste no reconhecimento de Honra ao Mérito para as pessoas que se destacaram no movimento social e popular em 2018. “São pessoas da capoeira, da matriz africana, hip hop. É uma forma de valorizar nossa cultura popular no Amazonas”, explica Cristiano.

Serviço

O quê: 2º Seminário de Capoeira “Capoeira nas Escolas”
Quando: 22/12 (sábado), a partir das 14h
Onde: Palácio da Justiça – Av. Eduardo Ribeiro, 901, Centro
Quanto: Gratuito

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.