Manaus, 26/04/2024

Mundo

Cidades chinesas tentam conter COVID à medida que casos aumentam antes da temporada de inverno

Cidades chinesas tentam conter COVID à medida que casos aumentam antes da temporada de inverno
31/10/2022 14h00

Autoridades de cidades e províncias chinesas em todo o país não estão se esforçando para conter surtos esporádicos de COVID-19 à medida que o inverno se aproxima, fechando rapidamente locais e impondo bloqueios temporários mais longos em milhões de pessoas.

Os casos na China continental atingiram 2.898 no domingo, superando 2.000 pelo segundo dia consecutivo e pressionando a controversa política de zero COVID do país, que prejudicou a economia e exasperou seus cidadãos.

Na província de Guangdong, o centro de fabricação de Guangzhou viu uma série de casos na semana passada que fechou alguns distritos. Os 1,8 milhão de habitantes de Haizhu, ou cerca de 10% da população de Guangzhou, foram os mais atingidos.

O total de casos em Guangzhou subiu para 1.110 de 24 a 30 de outubro, de 402 no período anterior de sete dias. A ameaça de um grande bloqueio sacudiria a cidade e remeteria ao pesadelo de dois meses de bloqueio que Xangai experimentou alguns meses atrás.

Na segunda-feira, o Shanghai Disney Resort disse que fechou todo o resort a partir de 31 de outubro devido às medidas de prevenção do COVID na cidade.

Na semana passada, as autoridades correram para controlar os casos crescentes em Datong, Xining, Nanjing, Xian, Zhengzhou e Wuhan, forçando medidas temporárias de bloqueio de alguns bairros.

Lu Dongliang, secretário do Comitê Municipal do Partido de Datong, voltou correndo do Congresso do Partido na semana passada para acessar a “situação terrível na cidade” de mais de um milhão.

Datong, que registrou 288 casos de 27 a 30 de outubro, impôs isolamento e gerenciamento mais rígidos de hotéis, indústrias-chave e sua ferrovia. Algumas autoridades da cidade foram punidas pela aplicação negligente das regras da COVID, de acordo com relatos da mídia local.

À medida que o inverno se aproxima, as cidades do norte, principalmente aquelas próximas às fronteiras internacionais, estão vendo números mais altos de casos e podem enfrentar novas restrições.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.