Manaus, 26/04/2024

Amazonas

CIPDI completa 14 anos reforçando rede de proteção a idosos no Amazonas

CIPDI completa 14 anos reforçando rede de proteção a idosos no Amazonas
27/07/2021 14h00

O Centro Integrado de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIPDI) completou, nesta terça-feira (27/07), 14 anos de fundação. Na sede do órgão, anexo à Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), no bairro Parque Dez, zona centro-sul, foi realizada uma ação com parceiros para celebrar a data.

Vinculado à estrutura da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o CIPDI faz atendimentos psicossociais, recebe denúncias, executa encaminhamentos para a rede de proteção, realiza visitas domiciliares e mediações de conflitos, além de proporcionar mecanismos de prevenção a violações de direitos.

De acordo com a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, os 14 anos do CIPDI são sinônimo de vitória. “São 14 anos protegendo e assistindo os idosos. E, a cada ano que passa, nós do Governo do Amazonas, da Sejusc, estamos tentando ampliar ainda mais as ações do CIPDI, como do Projeto Idoso Empreendedor, para que a cada dia eles estejam mais protegidos”, disse.

A secretária executiva adjunta de Direitos da Pessoa Idosa da Sejusc, Luciana Andrade, reforçou o papel do CIPDI dentro da rede de proteção em relação às questões psicossociais.

“Damos apoio com psicólogos, assistentes sociais, fazendo encaminhamentos aos demais parceiros para que possam prestar as providências necessárias, para que o direito do idoso seja preservado e para que não haja violação dos direitos”, destacou Luciana.

A delegada Andréa Nascimento, titular da DECCI, explicou que, sem o trabalho da equipe do CIPDI, não conseguiria realizar de forma plena e eficaz o trabalho da Delegacia Especializada, pois os laudos elaborados pelo CIPDI são primordiais para embasar alguns processos.

“Costumo dizer que a delegacia atua na repressão ao crime, mas é o CIPDI que faz o atendimento psicossocial e também nos dá embasamento, por meio dos relatórios psicossociais, para a finalização dos procedimentos que são instaurados na Especializada”, afirmou.

A rede de proteção aos idosos no Amazonas conta com diversos órgãos. Além do CIPDI e da DECCI, outros parceiros são Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Conselho Estadual do Idoso (CEI), Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), entre outros.

 

 

*Com informações da assessoria.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.