Manaus, 26/04/2024

Amazonas

CMA COMEMORA OS 62 ANOS DE FUNDAÇÃO

CMA COMEMORA OS 62 ANOS DE FUNDAÇÃO
06/11/2018 20h31

E as borboletas amazônicas invadiram na manhã do dia 6 de novembro o campo de parada Coronel Jorge Teixeira do Comando Militar da Amazônia (CMA) juntos aos militares que contemplaram a formatura alusiva dos seus 62 anos de fundação completados no dia 27 de outubro. Diante de todos os presentes na solenidade, o comandante do CMA, General de Exército César Augusto Nardi de Souza, afirmou que o mais importante é reafirmar o compromisso de séculos do legado deixado pelos antepassado que tiveram como diz a frase do General Rodrigo Otávio, “A dura missão de conquistar e manter essa região”.

“Nessa missão do Comando Militar da Amazônia não estamos sozinhos. E essa formatura é um bom exemplo disso. Nela homenageamos homens, mulheres, instituições, militares e familiares, que comungam do mesmo ideal de proteger e desenvolver a nossa Amazônia. A todos os agraciados no dia de hoje, o reconhecimento e a gratidão deste Comando”, discursou o General Nardi durante sua participação na primeira formatura de aniversário do CMA.

O comandante também reforçou a importância da dedicação dos militares que atuam diante dos Estados que compõem o CMA. “Quero por fim destacar o trabalho e a dedicação de cada um dos seus integrantes, homens e mulheres que são as pedras com as quais construímos essa muralha gigante, como diz a nossa canção, que temos como obrigação defender a nossa soberania, pois é para isso que estamos aqui”, destacou.

Nesta solenidade, 19 instituições foram agraciadas com a Medalha Comemorativa do Conflito da Tríplice Aliança, quatro pessoas e mais uma instituição foram agraciados com o diploma do CMA e 16 militares foram agraciados com medalhas de diferente segmento.

Durante o evento foi lido pelo Tenente-Coronel Lauro Augusto Andrade Pastor Almeida, atuante com Prestador de Tarefa por Tempo Certo (PTTC) como assessor de História e Monitoramento de Área de Fronteira do CMA, um texto no qual detalhou a origem e o desenvolvimento deste Comando.

Como tradição a cerimônia foi encerrada com o desfile da tropa diante das solenidades presentes na Formatura dos 62 anos de Fundação do Comando Militar da Amazônia.

Saiba Mais

CMA foi criado pelo Presidente Juscelino Kubitschek, a partir do decreto n° 40.179, de 27 de outubro de 1956, e inicialmente foi sediado em Belém do Pará. Treze anos depois, em 1969, foi transferido para Manaus.

O CMA é responsável na atuação da Força Terrestre nos estados que compõem a Amazônia Ocidental: Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. O CMA é considerado um Comando Militar de Área estratégico pelo Centro de Operações Terrestres do Exército, devido ao fato de estar localizado em uma região com a maior faixa de fronteira do Brasil sob sua jurisdição, são nove mil quilômetros, além de também fazer limite com sete países da América Latina.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.