Manaus, 08/12/2022

Esportes

Copa do Mundo: A uma semana da estreia, Tite deve definir hoje time titular

Tite durante treino da seleção brasileira no CT da Juventus, em Turim — Foto: Raphael Zarko
Tite durante treino da seleção brasileira no CT da Juventus, em Turim — Foto: Raphael Zarko
17/11/2022 13h50

A seleção brasileira masculina vai para seu quarto dia de trabalho em Turim, nesta quinta-feira, atrás de ajustes para a estreia dia 24, daqui a uma semana, contra a Sérvia.

O técnico da Seleção, Tite, ainda não formou a provável equipe titular, o que está previsto para acontecer nesta tarde quando o treino será aberto para imagens apenas nos primeiros 15 minutos. No período fechado, o treinador, como de hábito, trabalha com seus prováveis 11 titulares. Depois, repete o treino com os reservas.

A semana de trabalho ficou dividida com dois primeiros dias de avaliações e treinos mais leves depois de rodadas de fim de semana e a partir de quarta-feira a ideia era trabalhar situações específicas. E Tite decidiu começar os ajustes de trás para frente.

Com algumas pitadas de jogo da Sérvia na distribuição de times que atacavam contra formações diferentes de setor defensivo – os auxiliares em campo fizeram duplas de ataque mais próximas do centro da área e outro ficou aberto pela esquerda, numa reprodução muito semelhante à poderosa dupla Mitrovic e Vlahovic, além de Kostic pelo lado -, o treinador exigiu bastante marcação forte e saída rápida desde a defesa. Posicionando sua equipe em linha baixa e média do campo defensivo.

Ricardo Gomes e observadores chegam sexta

Tite alternou titulares e reservas nas equipes como costuma fazer para treinar de maneira equivalente todo o grupo. Com 26 em campo – Marquinhos, ainda atrás da recuperação plena -, chegou a dobrar dois atletas por espaço, casos de Paquetá e Fred num dos times e Gabriel Jesus em outro.

Nesta quinta, além de formar time, o treinador deve iniciar trabalho de bola parada, um dos focos da comissão técnica e obsessões de Tite em todos os trabalhos. Tanto ofensivo quanto defensivo.

A partir de sexta-feira, os observadores da Seleção se juntam ao grupo de trabalho de Tite. O ex-zagueiro Ricardo Gomes desembarca em Turim ao lado de Fernando Lázaro, analista do Corinthians, e Lucas Oliveira, analista do Palmeiras. A comissão já tem todo o trabalho desenvolvido por eles nos últimos meses.

Já no Catar, depois da viagem de sábado, a comissão técnica vai entrar nos ajustes finais para o jogo. Com a busca de informações sobre os jogadores recuperados – a dupla de ataque, por exemplo, está em tratamento – e possível escalação do adversário. A Sérvia vai jogar na sexta contra a seleção do Bahrein, no pequeno país que fica bem ao lado do Catar. A Seleção não vai enviar seus observadores, até por entender que o jogo contra a seleção do Bahrein, que ocupa a 86ª posição no ranking da Fifa, não serve de parâmetro em comparação às observações recentes em competições europeias.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.