Manaus, 26/04/2024

Brasil

CORONAVÍRUS: BRASIL REGISTRA 251 NOVAS MORTES EM 24 HORAS; TOTAL É DE 162.286

09/11/2020 16h21

RIO – O Brasil registrou 20.352 novos casos e 251 novas mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas; desde o início da pandemia, o país teve 5.652.857 ocorrências e 162.286 óbitos notificados, segundo boletim do consórcio de imprensa.

O consórcio de veículos de imprensa é formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo e reúne informações divulgadas pelas secretarias estaduais de Saúde em um boletim divulgado às 20h. São Paulo, Amapá e Roraima não divulgaram seus balanços.

A média móvel de óbitos, também medida pelo levantamento, foi de 341.

A “média móvel de 7 dias” faz uma média entre o número de mortes do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o “ruído” causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

Se comparado ao levantamento do instituto de outubro, houve queda nas quatro capitais entre aqueles que dizem ter interesse em se imunizar.

Ainda assim, a taxa dos que pretendem se vacinar, uma vez que haja um imunizante aprovado e seguro, e dos favoráveis à obrigatoriedade da aplicação das doses ainda é majoritária na pesquisa. O levantamento foi antecipado neste sábado pelo jornal Folha de S. Paulo.

Em Madri, centenas de manifestantes antivacinas e defensores de teorias da conspiração, alguns sem máscaras, marcharam este sábado contra a “ditadura” da Covid-19 e as medidas impostas pelo governo espanhol para conter a pandemia. A manifestação foi convocada por um grupo de policiais que se autodenomina “Polícia da Liberdade”, que marchou pela parte central do Paseo del Prado central, gritando “Não temos medo” e “Liberdade”.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.