Manaus, 01/05/2024

Amazonas

COVID-19 – Maués sai na frente e inicia vacinação com pessoas a partir de 35 anos

COVID-19 – Maués sai na frente e inicia vacinação com pessoas a partir de 35 anos
27/03/2021 14h00

Município do Amazonas, Maués é o primeiro a imunizar contra a Covid-19 a população da faixa etária de 35 a 59 anos.

“Iniciamos a vacinação de habitantes da zona rural na faixa etária de 35 a 59 anos, o que representa 45% da população de Maués”, explica o prefeito, Júnior Leite.

O sétimo maior município do Amazonas, em números de habitantes, comemora, pois, apesar dos índices de contaminação, em proporcionalidade de letalidade é o menor e isso deve-se a uma estratégia da administração municipal.

“Antes da pandemia, para cortarmos gastos desnecessários, resolvemos implantar a primeira usina de oxigênio do interior. Quando iniciou a pandemia, não tivemos falta de oxigênio, mesmo com os números crescendo. Hoje, estudamos comprar vacinas, pois sabemos que o nosso melhor investimento é na saúde da população”, complementa o prefeito.

O município também é conhecido por ter o maior número de centenários no Amazonas, possui mais de duzentas comunidades, a Secretaria Municipal de Saúde prevê vacinar nos próximos doze dias mais de 7 mil pessoas.

“Atualmente já vacinamos 91% da população, acima de 60 anos, na sede do município. Com essas novas doses, a imunização será de 35% da população da zona rural e 20% da população geral. Enquanto muitas cidades fazem cadastros, não precisamos fazê-lo, pois nosso serviço de saúde básica tem alta cobertura e por meio do prontuário eletrônico hoje temos o cadastro de todos”, informa o secretário municipal de Saúde, Franmartony Firmo.

A imunização no município iniciou no dia 19 de janeiro, com os profissionais da saúde e com a população indígena, acima de 18 anos. A partir do dia 05 de abril, a faixa etária de 50 a 54 anos será vacinada na sede do município e na zona rural dará a continuidade da faixa etária de 35 a 59 anos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.