Manaus, 02/05/2024

Amazonas

CRIME AMBIENTAL – REBOCADOR SEGUE VAZANDO COMBUSTÍVEL NO RIO AMAZONAS

Corpo de Bombeiros durante as buscas.
Foto: Divulgação
Corpo de Bombeiros durante as buscas. Foto: Divulgação
28/08/2019 17h30

Na manhã do último domingo, 25, um rebocador da empresa Rio Negro Navegação, que estava transportando combustível de óleo diesel para abastecer uma embarcação, oriunda de Porto Velho, naufragou no rio Amazonas próximo a Comunidade São Pedro, localizado entre os municípios de Itacoatiara e Parintins.

Durante o acidente, na embarcação haviam quatro tripulantes. Um deles conseguiu nadar até a margem e outros dois foram resgatados com a ajuda de moradores. Até o momento o comandante da embarcação, capitão da Marinha Marcante, Jairo Moura, permanece desaparecido. Durante todo o dia de hoje, 28, familiares, equipes do Corpo de Bombeiros e da Marinha realizaram as buscas, mas até o momento o capitão não foi encontrado.

Desde que naufragou, o rebocador Antônio Domingos, permanece ancorado próximo a comunidade. Após o naufrágio, uma mancha de combustível começou a vazar do rebocador e atingir o rio Amazonas. Um vídeo gravado hoje, 28, mostra uma mancha de combustível na margem do rio, bem próximo ao local onde está a embarcação.

Os moradores da comunidade estão preocupados, pois eles usam a água para o consumo e atividades domésticas. Uma ribeirinha que preferiu não se identificar disse que o vazamento do óleo prejudica as famílias.  “Usamos a água para beber, tomar banho, lavar roupa, limpar a casa. Com esse vazamento vamos ser prejudicados porque a margem já está toda atingida”, lamentando a moradora, denunciando que até o momento nenhum órgão de proteção ambiental se manifestou sobre o caso. 

A estrutura montada permitiu uma busca mais minuciosa em várias comunidades, percorrendo canais e os dois lados do rio. A unidade do Corpo de Bombeiros de Itacoatiara, associação de pescadores e até ribeirinhos estão empenhados na busca. A família não perdeu a esperança de encontrar o capitão.

Vídeo mostra Corpo de Bombeiros realizando as buscas:

De acordo com a Marinha, na próxima sexta-feira, 30, o rebocador deve ser guinchado.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.