Manaus, 06/05/2024

Amazonas

CURSO DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR BÁSICO É REALIZADO PELO CBMAM

FOTOS: Bárbara Costa
FOTOS: Bárbara Costa
03/02/2020 12h00

Na manhã desta segunda-feira (03/02), 35 alunos, sendo 15 bombeiros militares, 19 policiais militares e uma psicóloga do quadro de funcionários civis da Cavalaria da PMAM, receberam os seus certificados e manicacas referentes ao curso de Atendimento Pré-Hospitalar Básico (APHB).

Com 40 horas/aula, o curso foi realizado no período de 27 a 31 de janeiro, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), por meio de sua 3ª seção do Estado Maior Geral, em parceria com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), no auditório do Quartel do Comando Geral do CBMAM.

De acordo com o comandante geral do CBMAM, coronel BM Danízio Valente, o objetivo é a constante capacitação dos militares estaduais para a prestação deste tipo de atendimento à sociedade. “Não somente os bombeiros militares realizam atendimento pré-hospitalar, os policiais militares também se deparam com situações em que precisam efetuar esse tipo de atendimento. É algo que faz parte da rotina tanto do bombeiro quanto do policial militar”, explica o coronel Danízio.

Participaram do curso os bombeiros militares pertencentes ao quadro do Comando de Bombeiros da Capital (CBC), do Comando de Bombeiros do Interior (CBI) e da Diretoria de Saúde (DS) da corporação. Já os policiais militares são oriundos do Comando de Operações Especiais (CPE), do Batalhão de Choque, da Companhia de Operações Especiais (COE), do Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), do Grupamento Aéreo, do Rondas Ostensivas Candido Mariano (Rocam) e do Regimento de Policiamento Montado (RPMON).

O curso – Dentre as matérias da grade da formação estão as de Biossegurança, Anatomia e Fisiologia Básica, Avaliação de Cena e Mecanismo do Trauma, APH do Afogado, Hemorragias, Hemostasias e Prevenção de Estado de Choque, Fraturas Entorses e Luxações, além das disciplinas práticas em equipe e avaliações.

*Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X