Manaus, 06/05/2024

Amazonas

DECOM CRIA PLATAFORMA DIGITAL DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS

DECOM CRIA PLATAFORMA DIGITAL DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS
02/04/2020 16h30
Preocupada com o aumento de ocorrências devido à suspensão dos atendimentos presenciais nos órgãos consumeristas do Estado por conta do coronavírus (Covid-19), a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), sob o comando do delegado Eduardo Paixão, titular da Especializada, e da delegada-geral da Polícia Civil (PCAM), Emília Ferraz, enviou convite aos empresários do Estado para que conheçam o serviço do governo federal ‘consumidor.gov.br’, com o objetivo de solucionar conflitos de consumo.
 
De acordo com o Paixão, o convite foi encaminhado, na última segunda-feira (30/03), e é uma alternativa para que o consumidor e o empresário não se tornem reféns dos problemas sem solução imediata. “É uma plataforma tecnológica de informação, interação e compartilhamento de dados, monitorada pelo Estado, para a solução de reclamações sem a necessidade do atendimento pessoal na Decon. Ela (plataforma) permite a interlocução direta entre consumidores e empresas”, explica ele.
 
Ainda conforme o delegado, a plataforma coloca as relações entre consumidores, fornecedores e Estado em um novo patamar, “pois é a empresa que procura o cliente sem longas filas de espera”. Paixão incentiva, também, que o empresário participe aderindo formalmente ao serviço. A adesão é feita mediante assinatura de termo no qual ele se compromete em conhecer e analisar o caso concreto para a solução dos problemas apresentados. “O consumidor, por sua vez, deve se identificar adequadamente e se comprometer a apresentar todos os dados e informações relativas à reclamação relatada”, esclarece.
 
Nos dois casos, o cadastro é gratuito, e a ideia é que o uso da tecnologia permaneça após o término da pandemia da Covid-19. “Este convite da Decon é uma verdadeira ‘bandeira branca’ para o empresário que reclama das notificações para comparecer na delegacia”, finaliza ele, lembrando que a plataforma guarda relação com o disposto no artigo 4º, inciso V, da Lei nº 8.078/1990 e artigo 7º, inciso I, II e II do decreto nº 7.963/2013.
 
Vale ressaltar que os canais de denúncia da Decon seguem ativos e podem ser feitas por meio dos telefones: (92) 99962-2731 ou 3214-2264, além da formalização pessoal na sede da especializada, situada na rua Felismino Soares, 155, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul.
Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X