Manaus, 26/04/2024

Política

Deputado Delegado Péricles inicia implementação de dois projetos em combate ao Câncer do Colo de Útero no Amazonas

Deputado Delegado Péricles inicia implementação de dois projetos em combate ao Câncer do Colo de Útero no Amazonas
22/03/2023 15h50

Nesta quarta-feira (22), o deputado Delegado Péricles (PL) se reuniu com os médicos Gerson Mourão, diretor-presidente da Fundação Cecon (FCecon), e a gerente do serviço de Ginecologia da unidade hospitalar, a ginecologista Mônica Bandeira, para tratar sobre a viabilidade dos projetos vacina HPV nas escolas e Ver e Tratar o Colo do Útero nos municípios polos do Amazonas.

No encontro, que seguiu o cronograma de reuniões pré-agendadas desde fevereiro deste ano entre o parlamentar e os representantes da FCecon, os médicos apresentaram os projetos e destacaram a importância da implementação dos mesmos no combate contra o Câncer de Colo de Útero do Amazonas.

O deputado, que desde o seu primeiro mandato vem se empenhando em contribuir com a saúde no estado, em especial com os serviços oferecidos na FCecon, seguiu com as tratativas para a implementação dos projetos apresentados pelos médicos.

“São dois importantíssimos projetos, algo que a gente já vem conversando há bastante tempo e se Deus quiser vamos dar continuidade e fazer com que realmente aconteça que é esse o nosso propósito e de tantas outras pessoas que estão conosco aqui para ajudar mulheres no Amazonas. O projeto vacina HPV nas escolas já está bem encaminhado e deve acontecer em breve aqui em Manaus, e o projeto Ver e Tratar nos municípios polos para que realmente ocorra esse tratamento e prevenção do Câncer de Colo de Útero”, pontuou o deputado.

HPV nas escolas

Sobre o projeto vacina Papilomavírus Humano (HPV) nas escolas, a médica Mônica Bandeira explicou a necessidade de ampliar a cobertura vacinal em 90% das crianças e adolescentes, de 9 a 14 anos. Para isso, o projeto visa levar a vacinação para as escolas do estado. A ginecologista esclareceu que o câncer do colo uterino é o único tumor humano com causa conhecida e é 100% evitável. A diminuição do risco de contágio pelo HPV é recomendada com a vacina contra o HPV para meninas e meninos dos 9 aos 14 anos.

Sobre o andamento do projeto, o deputado informou que está agendando reuniões para viabilizar a implementação desse projeto nas escolas. “Teremos em breve reunião com representantes da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto), para verificar a questão da vacina, e com a secretária de Educação do Estado, Kuka Chaves”, disse.

Ver e Tratar

Já sobre o projeto Ver e Tratar o Colo do Útero nos municípios polos do Amazonas, os médicos explicaram que o intuito é, após a análise do exame preventivo (Papanicolau) e caso seja necessário, realizar o procedimento chamado conização do Colo de Útero em mulheres que necessitam se submeter ao tratamento das lesões cancerosas, evitando o deslocamento de mulheres portadoras dessas lesões precursoras de câncer de colo uterino à capital amazonense.

Agradecimentos

Na ocasião, o diretor-presidente da FCecon agradeceu a atenção do parlamentar na luta contra o câncer no Amazonas. “Gostaria de agradecer esse momento que é de uma enorme glória para o nosso estado. Esse é o primeiro projeto de interiorização do câncer no nosso estado. Então, parabéns por você ser sensível à causa câncer”, declarou o médico Gerson Mourão.

A gerente do serviço de Ginecologia da FCecon também agradeceu a oportunidade de apresentar os projetos detalhadamente.

“Esses projetos são muitos importantes, que tratam do resgate da vacina HPV nas escolas de Manaus e do Amazonas, e da realização de conização nos municípios polos, para dar vazão a essas mulheres que precisam se submeter ao tratamento das lesões cancerosas, pré-malignas, através da conização. A gente tá muito feliz de ter tido essa oportunidade hoje de apresentar detalhadamente esses dois projetos”, disse Mônica Bandeira, destacando que o projeto Ver e Tratar será feito, inicialmente, em um município que ainda será escolhido, conforme a necessidade.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.