]

Manaus, 25/10/2021

Cidade

Dia ‘D’ da campanha de multivacinação terá 137 unidades de saúde com salas de vacina

Dia ‘D’ da campanha de multivacinação terá 137 unidades de saúde com salas de vacina
14/10/2021 19h30

O município de Manaus vai contar com 137 unidades de saúde com salas de vacina funcionando no próximo sábado, 16/10, Dia “D” da Campanha de Multivacinação 2021, das 8h às 17h. O objetivo da campanha, iniciada pela Prefeitura de Manaus no dia 1º de outubro, é a atualização do cartão de vacina de crianças, adolescentes, adultos e idosos, com a oferta de 18 tipos de vacinas.

 

Segundo a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, a vacinação vai acontecer em policlínicas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) da rede municipal, nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, além de quatro Centros de Atenção Integral à Saúde da Criança (CAICs), vinculados à rede estadual.

 

“É mais uma oportunidade para que a população possa garantir a proteção contra várias doenças, que podem ser prevenidas com a imunização. A campanha de multivacinação deste ano tem como foco crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Pais e responsáveis devem procurar uma unidade de saúde para verificar a atualização do cartão de vacina. Os adultos e idosos também podem aproveitar para receber as vacinas disponíveis no Programa Nacional de Imunização”, ressalta Shádia Fraxe.

 

A campanha disponibiliza vacinas como: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Influenza, Meningocócica ACWY, Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

A chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, lembra que algumas vacinas estão disponíveis para determinadas faixas etárias, como é o caso da vacina contra o HPV, direcionada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, assim como a meningocócica ACWY (11 e 12 anos).

 

“Para quem procurar um local de vacinação, é muito importante que apresente o cartão de vacina, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há necessidade de aplicar a primeira dose de uma das vacinas ou completar o esquema vacinal, e também no caso de uma possível alteração no esquema vacinal”, avisa Isabel Hernandes.

 

A lista com o endereço das unidades de saúde que irão funcionar no Dia “D” da Campanha de Multivacinação pode ser consultada no site da Semsa (https://semsa.manaus.am.gov.br).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.