Manaus, 07/05/2024

Mundo

DONALD TRUMP CRITICA REVOLUÇÃO ISLÂMICA NO IRÃ: ’40 ANOS DE CORRUPÇÃO E TERROR’

DONALD TRUMP CRITICA REVOLUÇÃO ISLÂMICA NO IRÃ: ’40 ANOS DE CORRUPÇÃO E TERROR’
11/02/2019 20h30

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, escreveu em persa – língua oficial do Irã – uma crítica à Revolução Islâmica iraniana, que completou 40 anos nesta segunda-feira (11). O movimento deu origem a um regime considerado hostil pelo governo norte-americano.

Em persa e em inglês, Trump escreveu:

“40 anos de corrupção. 40 anos de repressão. 40 anos de terror. O regime do Irã só produziu 40 anos de fracasso. O sofrido povo iraniano merece um futuro muito mais brilhante”.

Donald Trump tem posições bastante críticas ao regime teocrático de Teerã, tanto pela questão israelense – inimigo do Irã – quanto pelas acusações de que o país asiático desenvolve tecnologia capaz de construir armamento nuclear.

As tensões entre a Casa Branca e o Irã diminuíram ao longo do governo de Barack Obama, que fechou um acordo com o regime iraniano para relaxar sanções impostas ao país asiático em troca de restrições à produção de energia em usinas nucleares.

Trump, porém, anunciou a retirada do acordo em maio de 2018. O atual presidente norte-americano acusa o regime iraniano de patrocinar o terrorismo. Desde então, o republicano voltou a impor sanções ao Irã, sobretudo na área energética.

Irã quer expandir programas de mísseis

Também nesta segunda-feira, o presidente do Irã, Hassan Rouhani, disse que o país está determinado a expandir seu poderio militar e programa de mísseis balísticos, apesar da crescente pressão de países para restringir seu trabalho defensivo, informou a TV estatal do país.

“Não pedimos e não pediremos permissão para desenvolver tipos diferentes de mísseis e vamos continuar nosso caminho e nosso poderio militar”, disse Rouhani.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X