Manaus, 05/05/2024

Cidade

DURANTE PALESTRA NA ABERTURA DA FESPIM, ARTHUR DIZ QUE ECONOMIA PRECISA SER SUSTENTÁVEL

Foto: Alex Pazuello / Semcom
Foto: Alex Pazuello / Semcom
27/11/2019 16h30

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, deu um recado direto ao presidente da República, Jair Bolsonaro, durante a abertura da 1ª Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM), nesta quarta-feira, 27/11. “O senhor já disse que vai manter as garantias constitucionais da Zona Franca, mas só isso não é suficiente. É necessário fazer investimentos pesados em telecomunicações, estradas, hidrovias, investimentos em capital intelectual, nos centros de pesquisas. Isso não é gasto, é investimento”, alertou.

O prefeito destacou que o presidente está pela segunda vez em Manaus, em um curto período de tempo, o que demonstra o interesse do presidente na região, mas reforçou que a economia pensada para a Amazônia deve ser sustentável. “Não teremos uma boa economia, se ela não for uma economia sustentável”, afirmou Virgílio.

Ele também disse ao presidente que Manaus se dá ao respeito e não dá trabalho, porque buscou seu equilíbrio fiscal e é exemplo para o país.  “E é o que me dá autoridade de me dirigir à Vossa Excelência e dizer que o senhor pode entrar para história como aquele que, realmente, vai consolidar o Polo Industrial de Manaus. Mas é preciso fazer os investimentos necessários, é preciso que estejamos juntos em várias ações”, afirmou o prefeito Arthur Neto.

E, em resposta ao prefeito de Manaus, que havia elogiado a escolha técnica do governo federal para a direção da Suframa, Bolsonaro disse que escolheu seus ministros com critérios técnicos. “E é por isso que o país vem dando certo e a economia vem se recuperando. Nunca tivemos uma taxa de juros tão baixa”, destacou. ”A Zona Franca é um símbolo e enquanto ela existir a Amazônia é do Brasil”, completou o presidente.

O prefeito Arthur Virgílio Neto participou da abertura da FesPIM 2019 juntamente com a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro. O evento é realizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam), como estratégia para divulgar o potencial sustentável do PIM.

Estande ‘Manaus: Nós, a Cidade’

Defensor incansável da Zona Franca de Manaus e da floresta amazônica, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, também foi convidado para proferir palestra sobre “A importância do Pacto Cidades Amazônicas para a Zona Franca de Manaus”, na sexta-feira, 29/11, no estande montado especialmente pela Prefeitura de Manaus que leva o tema “Manaus: Nós, a Cidade”. Além de reforçar as teses que vem defendendo sobre a necessidade de investimentos verdadeiros na condução da ZFM para o patamar da sustentabilidade, o prefeito também vai sugerir parcerias para preservar a Amazônia e fortalecer o Polo Industrial de Manaus.

“A Amazônia é uma joia muito preciosa e delicada. A gente não pode deixá-la cair. Tem que fazer com muita calma, muita tranquilidade, muito amparo científico, todas as medidas necessárias. O futuro do Brasil está aqui, na sustentabilidade que pudemos construir, com a economia gerada sendo distribuída pelo país inteiro”, afirmou o prefeito.

Arthur disse que apoia integralmente a ideia do evento, que é mostrar que o desenvolvimento econômico pode ser conseguido sem que haja agressão ou degradação do meio ambiente.

“Degradar o ambiente não é negócio. Você não pode ter boa economia sem boas práticas ambientais. Aí, chegamos ao desenvolvimento sustentável, a geração perene de empregos, eternamente a floresta em pé, com as nossas riquezas sendo exploradas sem cansar a floresta”, defendeu o prefeito, destacando a agressividade de alguns negócios. “Se entrar com agronegócio na floresta, vamos destruir a floresta. Eu quero sustentabilidade. Eu quero que a Amazônia ofereça recursos para o Brasil a vida toda”, finalizou Virgílio.

A FesPIM 2019 acontece no Studio 5 Centro de Convenções, zona Sul,  e é aberto ao público a partir desta quarta-feira, 27 a 29/11, sempre das 14h às 21h.

 

*Com informações da Prefeitura de Manaus.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.