Manaus, 02/05/2024

Mundo

EM 9º SÁBADO DE PROTESTOS DOS COLETES AMARELOS NA FRANÇA, 32 MIL VÃO AS RUAS

EM 9º  SÁBADO DE PROTESTOS DOS COLETES AMARELOS NA FRANÇA, 32 MIL VÃO AS RUAS
12/01/2019 21h30

A polícia de Paris disparou jatos de água e gás lacrimogêneo para afastar coletes amarelos dos arredores do Arco do Triunfo neste sábado (12), o nono de protestos contra o governo de Emmanuel Macron. Confrontos com a polícia já haviam sido registrados nos últimos protestos na capital francesa.

Os protestos começaram de forma pacífica, em meio a uma forte mobilização policial, com manifestantes cantando o hino nacional e carregando cartazes com palavras de ordem como “o poder ao povo”, ou “Fora, Macron!”.

Testemunhas relataram à Reuters que a tropa de choque reagiu após ser alvo de pedras e tinta lançadas por manifestantes.

A avenida Champs Élysées, palco de distúrbios nas últimas semanas, foi bloqueada para a circulação de veículos. Pontes sobre o rio Sena foram fechadas preventivamente e edifícios oficiais como o parlamento e o palácio presidencial do Eliseu foram protegidos por barreiras policiais.

Por volta das 14h locais, pelo menos 32.000 manifestantes tinham ido às ruas em todo país, incluindo 8.000 em Paris, segundo números do Ministério do Interior. Nesse mesmo horário, foram 26.000 pessoas na semana passada.

Com medo de novos episódios de violência, o Ministério do Interior voltou a aumentar o dispositivo policial, com 80 mil agentes mobilizados em todo o país — 5 mil deles em Paris, onde 59 pessoas tinham sido detidas esta manhã.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.