Manaus, 29/11/2022

Cultura e Entretenimento

Em comemoração aos 50 anos da Aliança Francesa em Manaus, artistas franceses desembarcam na Paris dos Trópicos para oficinas gratuitas de artevisual

Em comemoração aos 50 anos da Aliança Francesa em Manaus, artistas franceses desembarcam na Paris dos Trópicos para oficinas gratuitas de artevisual
17/05/2022 09h00

Para marcar o início das comemorações dos 50 anos da Aliança Francesa em Manaus, a Embaixada da França juntamente ao Instituto Francês Ville de Lyon – Spedidam e a Delegação das Alianças Francesas recebem no Brasil, os artistas Jérôme Lopez e Xavier Garcia, diretamente da França para apresentação gratuita e dois workshops, na cidade que ficou conhecida como a Paris dos Trópicos no auge da Belle Époque.

De acordo com a presidente do Comitê da Aliança Francesa de Manaus, Claudia Mendonça, o evento iniciou em Curitiba, passou por Campo Grande e desembarca em Manaus onde fica até dia 19 de maio, antes de seguir para o Rio de Janeiro.

“A vinda desses artistas franceses para Manaus é importante para darmos o pontapé inicial aos festejos de 50 anos da Aliança Francesa Manaus, este ano. O segundo ponto importante é que estamos reatando laços muito fortes com a cultura francesa. A gente começou uma bela campanha para colocarmos Manaus de volta a esse eixo cultural francês e estamos conseguimos, graças a Deus”, disse a presidente.

Eventos gratuitos

Os artistas oferecerão ao público brasileiro dois filmes-concertos, “Metropolis” e “Steambot”. Ao mesmo tempo, os dois músicos realizarão várias oficinas de experimentação sonora para crianças e adultos gratuitamente.

Segundo Claudia Mendonça, Lopez e Garcia, promoverão dois worshops, sendo o primeiro na manhã de quarta-feira (18), no Casarão de Ideias e o segundo, ainda na quarta feira, pela tarde, no Palacete Provincial, ambos no Centro de Manaus.

Serão duas oficinas de artes gratuitas. Vão se apresentar na frente do Teatro Amazonas, no Largo São Sebastião para toda a população. Essa oficina de arte é voltada a pessoas do setor, que mexem com mixagem, DJs, produções artísticas. É muito importante não perder essa oportunidade”, finalizou ao relembrar que os artistas franceses ainda farão uma apresentação gratuita às 20h desta terça-feira, no Largo São Sebastião.

Coletiva de imprensa

Outras informações sobre a agenda dos artistas serão repassadas na coletiva de imprensa, às 10h desta terça-feira (17), no Hotel Casa dos Frades, localizado na Avenida 10 de Julho, Centro de Manaus, ao lado da Igreja São Sebastião.

Sobre os artistas

Os dois multiartistas integram a Associação de Pesquisa do Folclore Imaginário (Arfi, na sigla em francês), com sede em Lyon.

Criada em 1978, a partir de experimentações com sonoridades como o free jazz e as pesquisas dos cineconcertos, reúne 18 criadores que têm no cruzamento das fronteiras estéticas a sua base de trabalho.

A poesia, o vídeo, as artes plásticas e outras linguagens. A proposta, em resumo, é permanecer aberto a misturar tudo conforme a intuição criativa e palmilhando os desafios formais que acaso surgirem durante o voo livre das improvisações, ao sabor do que hoje se conhece também como hibridismos ou hibridizações.

Pelas patentes apresentadas no site da Arfi, Jérôme Lopez é o videomaker do coletivo, além de músico percussionista.

Com uma extensa lista de colaborações, que inclui o britânico Brian Eno, um dos papas da estética minimal na arte sonora, Xavier Garcia responde pela manipulação do sampler e do laptop durante as apresentações.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.