Manaus, 03/05/2024

Destaques

EM ENTREVISTA AO GRUPO DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO, MARCELO GENEROSO FALA DA IMPORTÂNCIA DA ASBEPAM NO COMBATE AS ‘FAKES NEWS’

Divulgação/Assessoria
Divulgação/Assessoria
22/06/2020 15h36

DA REDAÇÃO

A convite do grupo Diário de Comunicação, Marcelo Generoso – presidente da Associação de Blogs e Portais do Amazonas (ASBEPAM)  – concedeu, hoje,  entrevista ao radialista Patrick Mota. Muito conhecido e com trâmite  intenso na esfera política amazonense,  Generoso esclareceu o público sobre o papel da ASBEPAM e a importância da Associação ,principalmente, em tempos onde proliferam as Fakes News.

No começo do bate papo com o radialista Patrick Mota, o empresário explicou qual foi a finalidade da criação da ASBEPAM que existe há muito tempo. “Sempre foi manter a união, ter conteúdo e fazer um trabalho sério principalmente nesta era das fakes news e  mostrar a população que não existe concorrência”, frisou.

QUALIFICAÇÃO DOS PORTAIS NO MERCADO 

A ASBEPAM é formada por profissionais sérios e comprometidos com a verdade dos fatos, segundo,  Generoso “Muitos jornalistas ligados ao Sindicato defendem que um empresário só pode ter um blog ou portal se for jornalista, nunca fomos contra isso, nós da Associação sempre defendemos que jornalista é quem estudou e fez faculdade, assim como, radialista é quem fez o curso e exerce a sua profissão com plenitude. O intuito da ASBEPAM foi de unir esse grupo de empresários sérios e fortalecer a categoria, gerar emprego e renda com qualidade.  No Portal do Generoso todos são jornalistas de direito com registro profissional.” esclareceu.

CRESCIMENTO DE BLOGS E PORTAIS CLANDESTINOS

Durante a entrevista Patrick Mota perguntou sobre a quantidade de blogs e portais criados muitos para denegrir as pessoas. “Vocês vão se assustar, este momento, deve ter sido criado uns seis ou sete blogs e portais. Todo dia alguém resolve criar um blog ou portal, mas sem tomar o cuidado de colocar a sua identidade, ou seja, sem informações essenciais como e-mail, telefone, o endereço.”,explicou.

“A pessoa cria um blog sem estas informações cruciais da sua identidade, até para  público ter um  contato e não tem,  quer dizer se ele divulga uma informação difamando um político ou um empresário estas pessoas não tem o direito de resposta assegurado por Lei, afinal, como vai contactar com alguém se não existe um canal para contato”, questionou Generoso.

ELEIÇÕES 2020

“Com a chegada do período eleitoral a gente percebe um aumento destes sites e blogs no Amazonas, e uma minoria não tem identificação o que nos leva a crer que só  foi criado apenas com a intensão de espalhar fakes news (notícias falsas) considerado crime, para desestabilizar algum candidato é importante dizer que alguém financia isso. Empresas que fornecem para o Governo do Estado podem ser vítimas, tenho até vergonha de falar, mas notícia falsa com o intuito de extorquir.”, explicou Generoso.

O empresário citou um exemplo no decorrer da entrevista. Uma empresa que seja fornecedor da Secretaria de Educação, por exemplo, esse blog (ilegal)  cria uma notícia falsa de superfaturamento da merenda escolar  como forma de mandar um recado para alguém e anuncia:  domingo você vai ver uma matéria com o empresário fulano que está superfaturando…  é uma forma de mandar recado para que o empresário através de um emissário pague para tirar o material do ar. Isso prejudica quem faz um trabalho sério como nós da Associação”, disse Marcelo Generoso.

DENÚNCIAS

O presidente da ASBEPAM deu algumas orientações para quem se sentir prejudicado por portais e blogs ilegais: ” É um processo demorado mas é preciso recorrer a justiça, hoje, a Delegacia de Crimes Cibernéticos com sede em Manaus faz um trabalho muito sério e ajuda muitas vítimas a encontrar os donos de blogs e portais em situação irregular.”, explicou.

“Tem que processar e acreditar na justiça que vai colocar esse tipo de gente na cadeia. Esse tipo de gente não pode está no nosso meio, isso é crime, tanto que na ASBEPAM pedimos que no mínimo o blog ou portal criado tenha identificação, contato e escritório para mais segurança”, finalizou Marcelo Generoso. 

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.