Manaus, 26/04/2024

Economia

Empreendedores passaram a fazer vendas online durante a pandemia

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
12/05/2021 15h00

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, todos os setores tiveram que fazer adequações e adaptações. Para o comércio não foi diferente, muitos comerciantes passaram a fazer suas vendas através de plataformas digitais, além da entrega por delivery.

Segundo pesquisa feita pela  Serasa Experian, 7 em cada 10 empreendedores de micro, pequenas e médias empresas do país estão fazendo vendas online durante a pandemia do Covid-19. A entrevista foi feita em fevereiro desse ano com 508 empresários, o que corresponde 73,4% dos entrevistados. Desse total, 83,1% pretendem manter a realização dos negócios pela internet mesmo quando a pandemia acabar.

Os meios digitais mais utilizados para as vendas estão as redes sociais, principalmente o WhatsApp (72%).

Na pesquisa, os entrevistados revelaram ainda que a venda online ajudou a atingir públicos diferentes (51% das respostas mencionaram isso), criou mais exposição para o seu negócio (44,8%) e permitiu atingir novas regiões (34,5%).

A pesquisa também mostrou que 24,8% dos empreendedores têm buscado empréstimos e financiamentos para manter seus negócios. Dentre as empresas que mais requisitaram empréstimos ou financiamentos estão as do setor de comércio (38,1%).

 

Texto: Beatriz Costa

Dados: Serasa Experian

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.