]

Manaus, 02/12/2021

Cultura e Entretenimento

Encontro avalia ações executadas neste ano pelo Concultura

Encontro avalia ações executadas neste ano pelo Concultura
11/11/2021 09h50

A segunda reunião ordinária dos novos conselheiros eleitos do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), órgão colegiado da Prefeitura de Manaus, sob o comando de Tenório Telles e Neilo Batista, foi realizada nesta quarta-feira, 10/11, no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Manaus, e teve como pauta o balanço das principais realizações e rumos tomados pela nova gestão municipal.

Nas avaliações apresentadas pelo presidente do Concultura, Tenório Telles, destacaram-se a reformulação e simplificação da Lei de Incentivo à Cultura, que criou o Fundo Municipal de Cultura (FNC). “Desde sua criação em 2003, essa importante lei nunca funcionou para financiar e promover as artes e a cultura, mas estamos trabalhando pela regulamentação da lei, fato que vai beneficiar os artistas manauenses”, observou.

Telles destacou ainda a realização antecipada dos Prêmios Literários Cidade de Manaus, que serão entregues no início de dezembro, o lançamento em tempo recorde do novo Edital Manaus Faz Cultura, que aprovou 45 projetos artísticos-culturais, no valor individual de R$ 20 mil, e também será pago ainda este ano.

“Realizamos eventos importantes, que entraram para o calendário cultural da cidade como o Dia B – Bacellar, nosso Dia da Poesia, o Dia D – Drummond, o aniversário de 95 anos de Thiago de Mello, no dia 19 de abril, a criação do Memorial Aldeia da Memória Indígena, a primeira Mostra de Arte Indígena de Manaus”, relembrou Telles.

Ainda segundo ele, será iniciado, em breve, pelo conselho um cadastro de todos os artistas em atividade no município, para organizar e facilitar a realização dos editais e projetos culturais.

Também foram destacadas as oficinas de formação para a artistas e produtores culturais, com os projetos “Formação e Empreendedorismo” e o “Qualifica Artista Manauara”, que capacitou centenas de artistas de todas as zonas de Manaus e seguem até o fim deste mês de novembro.

Planejamento

Dentre as sugestões dos conselheiros, durante a reunião, foi sugerido pelo representante de Literatura, Dori Carvalho, a realização de um estudo que dará origem ao novo Plano Municipal de Cultura. “O alcance da política é fundamental, que contemple todas as zonas geográficas da cidade, onde a população vive e os artistas realizam muitas vezes seus projetos com parcos ou sem recursos”, afirmou Carvalho.

Serão criadas Comissões Técnicas pelo conselho, para realizar o Plano de Cultura e a Agenda Cultural de Manaus, que contemplem todos os setores artísticos como artes visuais, audiovisual, cultura étnica, cultura popular, dança, literatura, música e teatro. “Precisamos discutir e definir uma metodologia e realizar as consultas públicas necessárias a um plano e ações bem democráticas e transparentes”, explicou o vice-presidente, Neilo Batista.

A prestação de contas de projetos financiados pela Lei Aldir Blanc, que ainda suscita dúvidas e contradições no meio artístico local, também foi abordada. Uma reunião extraordinária foi marcada para a próxima semana, quando serão tiradas todas as dúvidas e acertadas ações para dirimir e orientar os artistas, que ainda tiverem questionamentos sobre o tema.

 

 

 

*Com informações da assessoria.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.