Manaus, 26/04/2024

Cidade

ESPAÇOS TURÍSTICOS ABREM PARA VISITAÇÃO GRATUITA NESTA QUINTA

Teatro Amazonas foto: Ingrid Anne
Teatro Amazonas foto: Ingrid Anne
27/09/2018 08h06

Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo e Dia Municipal do Turismólogo, o Teatro Amazonas, o Zoológico do Cigs, o Museu do Índio e o Bosque da Ciência estarão de portas abertas para visitação gratuita nesta quinta-feira, 27/9. Os espaços funcionarão das 9h às 17h, e a visita integra a programação da Semana do Turismo 2018, realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Além da visita guiada ao longo do dia, espaços como o Museu do Índio também contarão com outras atividades especiais para celebrar a data. O local vai oferecer ao público oficinas, exposição fotográfica, pintura indígena e sala de massagem aos visitantes, além do acervo que faz parte da visita, composto por relíquias da cultura indígena do Amazonas.

No período da tarde, a programação do Museu do Índio contará com oficina de produção e edição de vídeo, ministrada pelo publicitário Gabriel Retondano, de 13h30 às 15h, e mesa-redonda sobre os desafios de realizar um documentário na Amazônia, com as jornalistas Eyshila Gomes, Sara Pires, Thayná Amoêdo e Karen Canto, de 15h30 às 16h30. As duas atividades valem horas complementares, e para participar basta se inscrever aqui. As vagas são limitadas.

O Museu do Índio fica localizado na avenida Duque de Caxias, 296. Também no Centro se situa o Teatro Amazonas, na avenida Eduardo Ribeiro, Largo São Sebastião. Já o Zoológico do Cigs está localizado na avenida São Jorge, 750, São Jorge, zona Oeste, e o Bosque da Ciência na avenida Bem Te Vi, 1, Petrópolis, zona Sul.

Turismo de Fauna Silvestre

Ainda na data comemorativa do Turismo, na quinta, 27/9, acontecerá, a partir das 13h, no Les Artistes Café Teatro, Centro, o Workshop “O Turismo de Fauna Silvestre: oportunidades e desafios”, realizado em parceria com a World Animal Protection (WAP). O evento reunirá representantes de diversos órgãos e é voltado a estudantes e profissionais da área. A entrada é gratuita.

Workshop de Turismo

Dentro da programação da Semana do Turismo 2018, o 11º Workshop de Turismo, que teve como tema este ano “Arqueologia e Turismo”, foi realizado na tarde desta quarta-feira, 26/9, também no Les Artistes Café Teatro. Na ocasião, quatro palestrantes participaram do evento, que recebeu alunos e profissionais da área de turismo, arquitetura, arqueologia e afins.

A aluna finalista do curso de Turismo da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade Estadual do Amazonas (Esat/UEA), Lorena Marques, pontuou a importância da programação para quem escolheu a área. “A realização desse evento nos permite expandir nossos conhecimentos, além de ver na prática tudo aquilo que a gente aprende em sala de aula. Os palestrantes nos mostram, ainda, várias portas de oportunidades que envolvem a área de turismo, o que afirma a escolha que fizermos”, disse Lorena.

Um dos palestrantes convidados para o encontro, Mick Jone Nogueira de Almeida, falou, durante a sua apresentação, sobre arqueologia e turismo em Iranduba. “É uma honra estar presente em um evento como este, que explana a história da Arqueologia e do Turismo. A vida do arqueólogo em campo não tem nada de glamour. Quando o arqueólogo vai ao campo, ele não tem noção do que vai encontrar, porque cada campo é uma experiência nova, mas, ainda assim, é algo que nos encanta e convida a querer continuar, porque é tudo uma herança dos nossos antepassados, muitos de origem indígena. É preciso ser curioso para estar na arqueologia”, pontuou Nogueira.

Esse foi o terceiro dia de atividades da Semana do Turismo 2018, que encerrará no próximo sábado, 29/9, com a apresentação de corais do Festival Amazonas de Corais (Famcor), sob a regência do maestro Fabiano Cardoso, no Les Artistes Café Teatro, Centro, a partir das 19h.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.