Manaus, 06/05/2024

Brasil

ESTUDO REVELA IDADE EM QUE CACHORROS PASSAM POR ADOLESCÊNCIA E PEDE COMPREENSÃO

Reprodução/Internet
Reprodução/Internet
22/05/2020 15h32

Todo adulto já foi adolescente um dia, e muitos já enfrentaram, enquanto mãe ou pai, a puberdade dos próprios filhos para confirmar a singularidade, as dificuldades (e também as riquezas), de tal período em nossas vidas. Quem diria, porém, que os cães também enfrentam um período de adolescência? Os cientistas das universidades de Newcastle e de Nottingham, na Inglaterra, não só diriam como viriam a comprovar, em estudo publicado recentemente a respeito do comportamento dos cachorros  – e da existência de uma  espécie de “puberdade canina” pela qual todos os nossos amigos cãezinhos passam.

Segundo o estudo, o período se dá ao redor dos 8 meses de idade, quando os animais se revelam mais propensos a períodos de rebeldia, de ignorar autoridades e comandos, e resistem mais aos treinamentos eventuais. O estudo analisou o comportamento de 69 diferentes cães, de raças como labradores, Golden Retrievers e outros cachorros que nasceram do cruzamentos das duas raças, com idades entre cinco e oito meses. A “desobediência” da adolescência foi confirmada com o grupo reduzido e com uma amostra ainda maior, composta por 285 cães, que pareciam não aprender tão bem os comandos, ou mesmo não quererem obedecer certas ordens.

Em nota, a líder do estudo Lucy Asher, conferencista sênior da Universidade de Newcastle, utilizou o resultado da pesquisa para pedir paciência aos tutores dos cães que estejam passando por essa fase. “É muito importante que os tutores não punam seus cães por desobediência ou que se afastem emocionalmente deles neste momento”, afirmou. “Isso provavelmente tornará qualquer problema de comportamento pior, como acontece em adolescentes humanos”, concluiu.

Por fim, no entanto, o estudo traz uma boa notícia: assim como entre os seres humanos, a adolescência canina é somente uma fase – passageira.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.