Manaus, 26/04/2024

Cidade

EXPOSIÇÃO COLETIVA DIALOGA SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE

Expocuir Corpos Transcendentes:. Foto:David-Martins
Expocuir Corpos Transcendentes:. Foto:David-Martins
06/10/2018 11h00

A partir desta sexta-feira, 5/10, às 19h, a Casa das Artes, no Centro Histórico de Manaus, recebe a exposição “Expocuir Corpos Transcendentes”, uma mostra coletiva de manifestações culturais sobre sexualidade e gênero nas artes. A exposição é composta por 80 produções, de 47 artistas de diversas linguagens artísticas, que serão apresentadas ao longo de toda a programação, que deve seguir até novembro. A entrada é gratuita.

O objetivo da “Expocuir” é despertar diálogos sobre corpo, território, política, diversidade, diferenças e poéticas. Questões como “o que é gênero?” e definições de gênero e sexualidade vão nortear a exposição, formada por produções de desenhos, fotografias, artes plásticas, artes visuais, audiovisual, comunicação, literatura, performance, música e cultura popular.

Nesta edição, os artistas participantes são Alana Zuany, Elen Linth, Felipe Fernandes, Janssen Cardoso (Benjamin Constant), Graziela Praia, Karla Seixas, Keila Serruya, Márcia Antonelli, Maria do Rio, Mendes Auá, Mirna Lisa, Naty Veiga, Paco, Pepe Vlogay, Projeto Aram, Boi Rasgadinho (Parintins), Sebastião Alves, U’yra Sodoma, Will Martins, Coletivo Inferno com Danuta Stenka, Gabriel de Andrade, Gallow, Icaro Lima, Kabulo, Lee Jones, Mexxo, Onika Karla, Profundo Vazio, Ray Castelo, Samile Magalhães, SaturninO, The morena, Tvyrus, Uatumã, Waldiney Ferreira e Walter Juur, e Coletivo Tupiniqueen com David Martins, e Marcelo Nobre.

A mostra também vai contar com a participação de artistas de Benjamin Constant e Parintins, além de obras convidadas do Pará e do Distrito Federal. São produções de Allyster Fagundes (PA), Chico Monteiro (DF), Festa da Chiquita (PA), Filipe Almeida (PA), Priscila Brasil (PA), Maria Léo (DF) e Wellington Romário (PA).

“Esta exposição é um encontro de possibilidades que a partir das imagens, das obras transmídias, escritos, performances, audiovisuais, sonoridades, memória e cultura popular produzidas por esses artistas, borram as fronteiras do gênero e nos ajudam a evocar o espírito de liberdade, em especial das nossas sexualidades”, afirma o curador da “Expocuir”, Paulo Trindade. Além da curadoria, Trindade também assina a concepção curatorial da mostra, ao lado de Cristovão Coutinho.

Além da mostra expositiva, uma série de outras atividades também será oferecida ao público durante a programação, como apresentações de experiências e rodas de conversa com artistas, coletivos e instituições que desenvolvem a temática. As atividades artísticas, educativas e de difusão cultural seguem até novembro. A programação completa está disponível logo abaixo.

Serviço

O quê: Mostra “EXPOCUIR Corpos Transcedentes”
Quando: Abertura – 5/10, das 19h às 21h | Visitação até 18/11, de terça a domingo, das 15h às 21h
Onde: Casa das Artes – Rua José Clemente, Largo de São Sebastião, 564, Centro
Quanto: Gratuito
Contato e informações: [email protected] ou telefones (92) 99407-5149 (Paulo Trindade) e (92) 99999-7745 (Cristovão Coutinho)

Programação

5/10 (sexta)

19h – Abertura
Exposição/Mostra dos trabalhos
Performances: Uyra, Pepe, Paco Junior, Felipe Fernandes, Maria do Rio e Marcia Antonelli
Sonoridade: Karla Seixas e Naty Veiga

13/10 (sábado)

19h – Exibição audiovisual
“Assim”, de Keila Serruya;
“Maria”, de Elen Linth;
“As Filhas da Chiquita”, de Priscilla Brasil (em comemoração a 40ª edição da Festa da Chiquita);
“Ô Mana”, de Paco;
“Bem afeminada”, de Vlogay

14/10 (domingo)

18h – Performance com Maria Léo (DF)
19h – Roda de conversa com Felipe Fernandes, Márcia Antonelli e Maria Léo (DF)
20h – Noite de autógrafos com Márcia Antonelli e Maria Léo (DF)

21/10 (domingo)

18h – Apresentação do Boi Rasgadinho (Parintins)
19h – Roda de conversa com Mendes Auá, Sebastião Alves, Will Martins e Boi Rasgadinho (Parintins)

27/10 (sábado)

18h – Oficina de MONXTRAção com Emerson Munduruku
19h – Performances com Mirna e sonoridades com Alana
20h – Performance: Wellington Romário (PA)

28/10 (domingo)

18h – Roda de Conversa com Emerson Munduruku, Mirna, Maria do Rio e Wellington Romário (PA)

11/11 (domingo)

18h – Oficina Arqueologia Corpo Resistência, com Maria do Rio
19h – Roda de Conversa com Coletivo Tupiniqueen, Coletivo Inferno e artistas participantes da mostra

18/11 (domingo) – Encerramento

18h – Oficina Arqueologia Corpo Resistência com Maria do Rio
19h – Performance com Felipe Fernandes
20h – Exibição do videoclipe e sonoridades com Projeto Aram

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.