Manaus, 02/05/2024

Cultura e Entretenimento

Exposição temática apresenta leis que contam a história do Amazonas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
30/09/2021 14h20

A exposição “Faces da Nossa História, que conta a evolução do Estado do Amazonas através de leis, decretos e outros atos oficiais publicados ao longo 129 anos da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) e 128 anos do Diário Oficial do Estado do Amazonas (DO), tem o objetivo de levar à população, em forma de entretenimento, um pouco da história, da cultura e da identidade amazonenses.

No Manauara Shopping, ela poderá ser conferida no período de 1o a 11 de outubro. São 18 expositores com temáticas diferentes que reúnem elementos visuais e símbolos locais da arte e cultura, da natureza e turismo, da indústria e economia, educação e ciência, povos tradicionais, crenças e religiosidade, entre outros, bem como tombamentos de prédios e monumentos e reconhecimentos de títulos de patrimônio cultural, a exemplo do Boi-Bumbá de Parintins, o sanduíche X-Caboquinho e as cachoeiras de Presidente Figueiredo.

Legislações e outros atos oficiais importantes para o desenrolar da nossa história vão estar estampados na exposição visual: a inauguração do Teatro Amazonas, a criação da Zona Franca, a visita do Papa João Paulo II ao Amazonas, o enfrentamento da pandemia da Covid-19, dentre outros.

Aniversários IOA e DO
Seja na forma de lei ou como impressos gráficos, a Imprensa Oficial do Amazonas e o Diário Oficial do Amazonas vêm testemunhando importantes pontos da memória do País e do nosso Estado, passando por mudanças significativas, acompanhando a evolução das tecnologias, a modernização de processos e atividades.

Em 2021, a IOA completa 129 anos e o DO, 128 anos. Hoje, como uma autarquia do Poder Executivo estadual, possui atribuições que vão além do seu objetivo inicial de dar publicidade aos atos legais e administrativos de governos.
Atualmente, além de um Diário Oficial 100% eletrônico e virtual, que após a modernização se tornou o Diário Oficial Eletrônico (DOE), a IOA ampliou suas competências para se tornar a “gráfica oficial” e a “editora oficial” do Estado, além, é claro, de gerir a “informação oficial” do Amazonas pelos seus acervos históricos e por plataformas inteligentes como o “Legisla.AM”.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.