Manaus, 26/04/2024

Cidade

FARMÁCIAS DE UBSS PARTICIPAM DE RASTREAMENTO DE CASOS SUSPEITOS DE DIABETES

Farmácias de UBSs participam de rastreamento de casos suspeitos de diabete Foto: Divulgação/Semsa
Farmácias de UBSs participam de rastreamento de casos suspeitos de diabete Foto: Divulgação/Semsa
15/11/2018 12h00

As farmácias de duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da Prefeitura de Manaus, Dr. José Figliuolo, no Lago Azul, zona Norte; e Mansour Bulbol, no Alvorada, zona Centro-Oeste, foram selecionadas e estão participando de uma campanha nacional, coordenada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), para rastreamento de casos suspeitos de diabetes mellitus. Iniciada nesta quarta-feira, 14/11, Dia Mundial do Diabetes, a campanha se estenderá até o dia 30 deste mês.

Neste período, farmacêuticos vão avaliar pessoas de ambos os sexos, com idade entre 20 e 79 anos, sem diagnóstico prévio. Todos os participantes serão submetidos ao teste de glicemia capilar, terão medidos a sua circunferência abdominal, o seu peso e a sua altura e também responderão ao teste Finnish Diabetes Risk Score (FINDRISC), para a avaliação do risco de desenvolvimento do diabetes.

Em todo o país, voluntários de mais de 400 farmácias terão como meta avaliar 11.750 pessoas. De acordo com estimativa feita no ano passado pela International Diabetes Federation (IDF), mais de 5,7 milhões de brasileiros têm diabetes e não sabem. Outros 14,6 milhões correm o risco de desenvolvê-lo num futuro próximo, conforme o levantamento.

“Nossos profissionais sempre acompanham as iniciativas que possam trazer benefícios para a comunidade, seguindo a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, de se buscar parcerias que colaborem com as ações de saúde no município de Manaus. Na Atenção Básica, uma das principais ações é o incentivo à prevenção e essa campanha, além das atividades que já desenvolvemos rotineiramente, funciona como um reforço àquilo que já fazemos durante o ano”, observa o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

O tema escolhido para a campanha é “Diabetes não tem cara. Faça o teste”.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.