Manaus, 26/04/2024

Geral

FCecon realiza apresentações parciais do Programa de Iniciação Científica

FCecon realiza apresentações parciais do Programa de Iniciação Científica
11/03/2023 09h00

O terceiro maior Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) em número de projetos do Estado do Amazonas encerrou, nesta sexta-feira (10/03), as apresentações parciais de pesquisas que têm como tema central a oncologia. Desenvolvido pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), estão sendo acompanhados 65 bolsistas e os mesmos apresentaram seus resultados por meio de plataforma virtual.

As defesas dos projetos iniciaram na terça-feira (07/03), e contaram com a participação de membros de banca avaliadora composta de pesquisadores mestres e doutores da FCecon e convidados externos. Os profissionais avaliaram os projetos dos estudantes de graduação de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas.

Câncer de pênis

Entre os trabalhos apresentados estava o da estudante do 8º período de Farmácia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Giovanna Barbosa dos Santos, cujo tema foi “Caracterização epidemiológica dos pacientes portadores de câncer de pênis e o envolvimento de Gamma papilomavirus (GAMMA-PV)”. A pesquisa é orientada pela farmacêutica-bioquímica da FCecon, Valquíria do Carmo Alves Martins.

Segundo Santos, normalmente, na literatura consta que há a prevalência de genótipos de Papilomavírus humano (HPV) para o câncer peniano, com ênfase nos genótipos do grupo “Alfa papilomavírus” – genótipos 16 e 18. Assim, a pesquisa analisa a presença de outro grupo de HPV, o Gamma, em tumores de câncer peniano.

Diferenças

A diferença entre os dois grupos, pontua Santos, é que o alfa é encontrado em mucosas, sendo a diferença a afinidade com o qual vai infectar uma célula, enquanto o Gamma infecta principalmente o sítio cutâneo da região peniana do paciente. “Com o conhecimento sobre essas particularidades, os urologistas têm como observar melhor a evolução da doença e traçar o melhor tratamento para cada paciente”, salienta.

Foram analisadas 57 amostras de tecidos de pacientes da FCecon, que concordaram em participar do projeto. Segundo ela, o projeto encontra-se na etapa final de sequenciamento das amostras para descobrir qual o genótipo presente. As análises estão sendo feitas na Fundação Cecon, na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e na Fundação Alfredo da Matta (FUHAM).

Dados e causas

No Amazonas, conforme Valquíria Martins, a FCecon faz o diagnóstico de 12 casos de câncer de pênis por ano, sendo uma doença considerada de países subdesenvolvidos. A pesquisadora alertou que a fimose (pele que dificulta a exposição da glande, situada na extremidade do pênis) é o principal fator de risco para o desenvolvimento da doença, associada à falta de higiene, tabagismo e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Doutora em Imunologia Básica e Aplica, Martins disse que a população mais propensa a desenvolver o câncer de pênis são homens com 50 anos ou mais. Entretanto, ela alertou que a pesquisa identificou, na FCecon, homens na faixa etária de 30 a 40 anos, e com baixa escolaridade.

“O projeto da Giovanna está no segundo ano de estudos. Trata-se de uma pesquisa multicêntrica que faz parte de um trabalho de doutorado. É um projeto muito importante para a FCecon e população amazonense. Em agosto, quando ocorrem as apresentações finais dos projetos, teremos dados mais robustos para serem apresentados”, disse Valquíria Martins.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.